sábado, 28 de maio de 2011

O CAMPEÃO por Arthur

Justificativa de escolha: Gostei da capa do livro e a sinopse diz ser um romance interessante.


O Campeão é um romance nacional escrito por David Gonçalves, e a história é narrada em primeira pessoa e grande parte aconteceu quando mais novo.O livro conta a história de um garoto de treze anos chamado David. Ele vivia em uma fazenda que ficava a dez quilômetros de uma cidade pequena chamada Quadrínculo.
 A cidade vivia em uma época que os mais pobres queriam reforma agrária e os mais ricos não queriam, então formaram-se dois lados ,os bóias –frias eram a favor e os donos de terras contra,e isso aconteceu em uma época em que se estava implantando a nova república no Brasil.
David e seus amigos estavam em uma idade boa ,em que descobrimos muitas coisas que nem sabíamos que existiam,estavam numa época para virar homem, e todos resolveram fazer uma competição ,para ver quem mataria mais pássaros com estilingue , e quem ganhasse seria o líder do grupo além de ser respeitado como um homem.Também definiram outros critérios para ser um verdadeiro homem como,ver catecismos, beijar na boca, bater em outras pessoas demonstrando coragem e ver quem já tinha pêlos nas axilas e suas partes genitais crescidas.David era um menino franzino, magro e fraco e tinha dó de matar pássaros e bater em outras pessoas, ou seja,era um menino da paz, e isso fazia com que seus colegas o vissem  como covarde, e que não era um homem de verdade.
A história acontece com David indo para escola todos os dias em Quadrínculo com seus colegas e tentando fazer o que seus colegas disseram para realmente virar um homem de verdade.
A história tem o foco principal em David que vive em uma época conturbada pelas revoluções e pelo fato de ter que fazer certas coisas para virar um homem. Na época também pela reforma agrária houve muitas mortes pela briga das terras.Com isso o livro procura demonstrar que todos tem direitos iguais e que todos devemos ter uma oportunidade para crescer na vida mesmo que não seja recebendo terras mas tendo oportunidades melhores como um emprego melhor ou até mesmo um salário melhor.
O livro conta uma história que me interessa porque relata novos assuntos em uma época em que não era vivo ,como as revoluções que aconteciam para a reforma agrária e a nova república no Brasil, o que é muito bom ,pois assim aprendemos mais sobre o passado de nosso país, por isso indico este livro para todos, mas para apenas pessoas acima de 12 anos por ter um vocabulário mais de acordo com essa faixa etária.


4 comentários:

  1. Arthur,

    Achei sua resenha muito boa, só não sei onde você colocou o romance interessante que disse em sua justificativa (não estou fazendo uma crítica, só queria entender porque ficou meio vago nessa parte). Quanto ao livro, David conseguiu ser campeão? rs.

    Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Boa resenha. Acho que relatou os fatos na medida certa, não revelou tudo e despertou curiosidade... Muito interessante são estas histórias que se passam em um contexto histórico diferente do nosso, aliás aprendemos com elas, não é mesmo??

    Jéssica

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por comentarem ,e obrigado pelas dicas.Na minha justificativa eu quis dizer que essa história aconteceu antigamente quando o Brasil estava na nova república,entre 1890 e 1920,em que várias pessoas ficaram revoltadas porque queriam uma reforma agrária ,e isso eu acho interessante pois relatam fatos importantes em nosso país em que eu não vivi e através do livro passo a saber mais de como era na época.
    Na resenha eu relatei alguns fatos importantes ,mas não relatei o final porque eu queria instigar o leitor a ler o livro para saber o final se ele virou realmente um campeão ou não.Mas mesmo assim vou relatar um pouco do final ,que no caso o sentido de campeão não é o de ficar em primeiro ou ganhar alguma coisa ,mas sim de crescer na vida de virar homem ,que no final do livro fala que David virou um campeão,um homem.
    Em relação a outra pergunta ,sim aprendemos muito com outras histórias passadas ,porque assim podemos ter o direito de não repetir os mesmos erros cometidos.



    ArthurZ.M.

    ResponderExcluir
  4. Agora sim me convenceu de que esse é ótimo livro rs.

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!