Justificativa de esolha: Gosto de Machado de Assis e a Regina me indicou o livro.
Nome do Livro – Helena
Autor – Machado de Assis
Nº de Páginas – 141
Editora – Didática
Um romance, por mais bonito que seja nunca é mil maravilhas. Na maioria das vezes, começa com uma letra maiúscula, e muitas, muitas palavras repetidas e vírgulas... Há também as reticências, exclamações, interrogações... Até chegar ao ponto final. O fim, regado de beijos e abraços, ou desgastado com o tempo, já pode não ser a mesma expectativa do inicio. Talvez levando por esse lado, muitas pessoas se prendem ao coração, e não permitem que novos contos se iniciem pelo medo do não esperado. Mas é claro, um amor... Ahhh o amor... Até mesmo Machado, pessimista e melancólico, se rendeu ao romance.
Já tinha lido outras obras, como Dom Casmurro, no qual me apaixonei por Bentinho e tomei raiva de Capitu – não briguem comigo, por favor – mas com Helena foi diferente... Perder um parente muito próximo já é um bom motivo pra ficar muito triste. Ter que fazer escolhas, que não irão sair como esperado, faz com que se perca a esperança e até mesmo o sentido da vida. Eu realmente peguei as dores... Acho que quando duas pessoas realmente se gostam, é claro, deveriam ficar juntos. Mas a história de Helena é muito ampla. A contínua convivência com o suposto irmão Estácio, fez com que não sentisse somente o tal amor de irmão. Enquanto um lutava pra tentar esquecer e ignorar os sentimentos, a outra relutava em guardar para si os segredos e não perder forças para o coração.
Como já tinha dito, nem sempre uma bela história de amor pode terminar com um final feliz. Na verdade, não podemos dizer se foi ou não feliz. Enquanto durou pode ter sido uma das melhores sensações do mundo, e muitas pessoas que hoje dizem ter um amor eterno, podem não ter vivido cerca de 1% do que os dois supostamente viveram.
Ravany...
ResponderExcluirSua resenha ficou incrível. E sim, vou brigar com você, Capitu pode não ter feito o que deu a entender ta rsrs. Quanto a Helena, ela se apaixonou pelo irmão?? Fiquei curiosa rs.
Bjss Gabi
Sua resenha ficou encantadora! Gosto muito do modo que expõe suas ideias e pensamentos,de modo simples e criattivo, não fugindo do contexto da história.
ResponderExcluirJéssica
Amiga,
ResponderExcluirEu ja havia lido sua resenha, e como te disse, está otima. Parabéns!
Beijo. Juliana
Sis, como eu também já havia lido sua resenha.. Eu já lhe disse que ficou ótima, e que você escreve muito bem!
ResponderExcluirVeri
Meninas, elogios a parte, pois eu também fiz os meus e também outros ´comentários`, rs, vamos a alguns questionamentos: quem já leu HELENA, concorda com ela? A história tinha mesmo que ter um final feliz? Todos os romances têm final feliz? Ou melhor as histórias são mais interessantes quando têm um final feliz?
ResponderExcluirVamos lá quero ver a opinião de vocês!!
Um abraço e estou gostando de ver a participação
Em tempo... os elogios dados em ´off`, rs, foram: Depois de iniciar a resenha com letra maiúscula, terminá-la com ponto final e no meio organizar muito bem as ideias, Ravany, devo dizer que seu texto ficou interessantíssimo. Gosto do jeito como tece alguns comentários.
ResponderExcluirE ainda acrescento: tem um estilo leve de escrever que torna os seus textos gostosos de ler! rs
Bjs
Ps.: Gosto do seu empenho!