domingo, 22 de maio de 2011

A MARCA DE UMA LÁGRIMA por Jéssica Ferrari


Justificativa de escolha: Comecei a ler o livro para passar o tempo e me envolvi com a história. Por coincidência era um romance brasileiro e se encaixava na proposta do mês. 
 
Título: A marca de uma Lágrima
Autor do livro: Pedro bandeira
Editora: Moderna
Nº de páginas: 174

            A marca de uma lágrima, de Pedro bandeira, gira em torno da vida de Isabel, uma adolescente de 14 anos que escreve lindos poemas para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, quem julga ser seu grande amor. A brilhante garota se acha feia e gorda o que a leva a odiar seu maior inimigo: o espelho, e vê como perfeita Rosana, apesar desta não se sair tão bem nas matérias da escola. As duas amigas vão a uma festa de aniversário, e ao conhecerem Cristiano, ambas se apaixonam. Uma não seria correspondida, iria sofrer de amor e derramar lágrimas... E esta uma foi Isabel.
            Como se não bastasse ter que conviver com o namoro, Rosana pede para que Isabel escreva poemas de amor para entregar a Cristiano, e este também a pede para que escreva poemas para entregar a Rosana. Não seria tarefa difícil escrever já que estava apaixonada, mas como responder suas próprias cartas? Forte, como sempre, ela deu um jeito. Colocou seus sentimentos no papel, para torná-los nos de Rosana. No mesmo papel colocava suas tristezas e tormentos, deixando sempre a marca de uma lágrima.
            Além do romance, o livro ganha mistério quando Isabel testemunha o roubo de linamarina (uma substância tóxica) do laboratório e logo depois ocorre um fato inesperado: a diretora da escola é encontrada morta. Com todos os acontecimentos a jovem se aproxima mais de Fernando, um garoto da escola, que aos poucos consegue conquistá-la. Enquanto isso, Cristiano descobre quem realmente escrevia os poemas pelos quais era apaixonado.
            Sinceramente, eu nunca fui fã de livros nacionais, mas posso dizer que este superou minhas expectativas. Quando li fiquei simplesmente apaixonada... E como não se apaixonar pela história? Como não suspirar pelo romântico enredo e pelos poemas apaixonados? Como não ficar encantada pela nobre atitude de Isabel ao escrever versos para ajudar a amiga?
            Indico o livro por possuir uma linguagem clara e fácil, manter o leitor atento até a última página, e por mostrar que os autores brasileiros também estão à altura. Ler A Marca de uma Lágrima é chorar junto com a Isabel, e querer ser mais forte. É ser persistente como Fernando. É se envolver completamente na linda história de amor.

6 comentários:

  1. Muito bem, Jéssica! Saiu na frente dessa vez. Foi a primeira a mandar a resenha e a produziu muito bem. Gosto muito das reflexões que faz. De uma simples história sempre consegue fazer boas relações com a realidade. Esse poder da Literatura é magnífico!

    Bj
    Profª Regina

    ResponderExcluir
  2. Jess, como sempre você se superou. Achei muito boa sua resenha e, além disso, conseguiu passar a história de uma forma bastante atraente rs. O final me fez querer chorar também, mas como você disse: somos mais fortes que isso rs.

    Bjss Gabi =D

    ResponderExcluir
  3. Jess, sua resenha está muito legal, a história me parece linda, o que resultou em uma resenha com a mesma característica. Pelo o que você disse sobre o livro, acredito que se eu fosse lê-lo, não deixaria apenas uma lágrima como marca.
    Júlia

    ResponderExcluir
  4. Jéssica!

    Sua resenha ficou muito legal. E a história de Isabel é bem interessante, vou até pegar com você o livro.. hehe.

    Luiza

    ResponderExcluir
  5. Sisteeeer...
    Sua resenha está otima...Eu sei do seu potencial ao escrever e como lidar com as palavras, fruto de muito esforço.
    I lov U!!!! *__*
    Bruna Ferrari Araujo

    ResponderExcluir
  6. Esse livrinho tão antigo é impecável, maravilhoso... Como sua resenha!! Parabéns.

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!