segunda-feira, 9 de maio de 2011

O ALIENISTA por Samantha


 Livro O Alienista
Autor: Machado de Assis

Ler o livro desse mês foi realmente um desafio para mim, no começo fiquei com um pouco de medo por ser um clássico e de linguagem mais complexa, seu escritor é Machado de Assis nascido no Rio de Janeiro, considerado o maior nome da literatura nacional.
O Alienista conta a história de Simão Bacamarte um conceituado médico, ele decide estudar a psiquiatria e começa a estudar sobre a loucura. Ele então funda A Casa Verde, um hospício. Passa a internar todas as pessoas que ele considera loucas: o vaidoso, o bajulador, a indecisa etc. O caso mais engraçado ocorreu quando ele interna a própria mulher, só porque ela estava indecisa entre ir a uma festa com o colar de granada ou de safira. No começo todos da cidade de Itaguaí apoiaram a ideia dele, mas depois eles viram que as coisas estavam passando dos limites e fizeram um motim popular. Simão Bacamarte chega à conclusão de que quatro quintos da população internada eram casos a repensar. Inverte seu critério e recolhe a minoria: os simples, os leais, os desprendidos e os sinceros.
Analisando bem, Bacamarte vê que ele próprio é o único sadio e reto. Por isso internou-se no casarão da Casa Verde, onde morreu dezessete meses depois, apesar do boato de que ele seria o único louco de Itaguaí, recebeu honras.
Com a leitura desse livro, tirei um certo receio que tinha sobre os clássicos, gostei bastante da história.
Aluna: Samantha

3 comentários:

  1. Sua resenha ficou bem legal, parece que o livro realmente te agradou.
    Júlia.

    ResponderExcluir
  2. Samantha,

    O que dizer sobre o alienista? Bom, por ser o mesmo livro que li, concordo com algumas de suas observações, mas não todas. Simão Bacamarte via as pessoas de uma outra forma, talvez faltou isso pra você entender mais afundo o que Machado de Assis quis dizer (ou talvez eu é que estou ficando louca :S), mas o que quero dizer é que talvez você tenha revelado os fatos um pouco mais do que devia. A essência do livro talvez seja o mistério, a vontade de descobrir o que vem no próximo capítulo e quem sabe um pouco de loucura pra animar hein?? rsrs

    Bjss Gabi

    ResponderExcluir
  3. Que bom SAmantha que vc perdeu seu receio sobre os clássicos. Existe coisas maravilhosas escritas no século passado e no anterior tb. Se quiser posso dar-lhe algumas dicas.

    Boa resenha.

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!