Livro O Alienista
Autor: Machado de Assis
Ler o livro desse mês foi realmente um desafio para mim, no começo fiquei com um pouco de medo por ser um clássico e de linguagem mais complexa, seu escritor é Machado de Assis nascido no Rio de Janeiro, considerado o maior nome da literatura nacional.
O Alienista conta a história de Simão Bacamarte um conceituado médico, ele decide estudar a psiquiatria e começa a estudar sobre a loucura. Ele então funda A Casa Verde, um hospício. Passa a internar todas as pessoas que ele considera loucas: o vaidoso, o bajulador, a indecisa etc. O caso mais engraçado ocorreu quando ele interna a própria mulher, só porque ela estava indecisa entre ir a uma festa com o colar de granada ou de safira. No começo todos da cidade de Itaguaí apoiaram a ideia dele, mas depois eles viram que as coisas estavam passando dos limites e fizeram um motim popular. Simão Bacamarte chega à conclusão de que quatro quintos da população internada eram casos a repensar. Inverte seu critério e recolhe a minoria: os simples, os leais, os desprendidos e os sinceros.
Analisando bem, Bacamarte vê que ele próprio é o único sadio e reto. Por isso internou-se no casarão da Casa Verde, onde morreu dezessete meses depois, apesar do boato de que ele seria o único louco de Itaguaí, recebeu honras.
Com a leitura desse livro, tirei um certo receio que tinha sobre os clássicos, gostei bastante da história.
Aluna: Samantha
Sua resenha ficou bem legal, parece que o livro realmente te agradou.
ResponderExcluirJúlia.
Samantha,
ResponderExcluirO que dizer sobre o alienista? Bom, por ser o mesmo livro que li, concordo com algumas de suas observações, mas não todas. Simão Bacamarte via as pessoas de uma outra forma, talvez faltou isso pra você entender mais afundo o que Machado de Assis quis dizer (ou talvez eu é que estou ficando louca :S), mas o que quero dizer é que talvez você tenha revelado os fatos um pouco mais do que devia. A essência do livro talvez seja o mistério, a vontade de descobrir o que vem no próximo capítulo e quem sabe um pouco de loucura pra animar hein?? rsrs
Bjss Gabi
Que bom SAmantha que vc perdeu seu receio sobre os clássicos. Existe coisas maravilhosas escritas no século passado e no anterior tb. Se quiser posso dar-lhe algumas dicas.
ResponderExcluirBoa resenha.