terça-feira, 10 de maio de 2011

CHAPEUZINHO VERMELHO E... por Thalita


Título: Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará
Autor: Angelo Machado
Nº de páginas: 68

Esse livro é uma versão bem interessante. O que mais me atraiu nele foi o tamanho da letra, apesar de que eu gosto de ler livros pela capa e o título, mas esse foi diferente, eu o peguei, pois seria mais fácil de ler e por outro lado o título também me chamou a atenção. Não foi um dos que mais me atrai, pois o livro não é novo, nem pela história e nem pelo estado dele, mas mesmo assim, eu me interessei por ele.

Essa história faz uma paródia do clássico Chapeuzinho Vermelho, só que desta vez, Angelo Machado quis inovar, com outros ambientes e situações, através das experiências dos personagens, que vivem em mundos diferenciados, sejam da realidade ou da fantasia.

O livro nos instiga a cada página lida, por ser contada de outra forma que não é a original, por exemplo, o lobo é brasileiro, gosta de comer frutas e vivia no cerrado; Anhagá era um espírito mal da floresta e que gostava de fazer maldades; o lobo-mal foi embora para a Europa; e a Chapeuzinho Vermelho era amiga do Lobo-Guará (lobo brasileiro). Então são fatos assim que diferenciam, fazendo a história ficar mais interessante de se ler.

Bom, já estou contando demais a história, assim não vai ter graça. Talvez pensem que não seja uma grande coisa ler esse livro, e talvez não seja, mas para quem gosta de sair do mundo real e entrar no mundo dos contos, esse é um livro bacana, bem diferente das coisas que lemos no dia-a-dia. Não serve só para crianças, mas para todas as idades. 

Se quiserem saber, até indico para vocês, é bom ser criança de vez em quando, vocês não acham?

Então, boa leitura para vocês!

Aluna: Thalita

2 comentários:

  1. Thalita,

    Gosto muito de livros assim e sua resenha ficou bem interessante. Esses tais fatos que diferenciam a história são os que me chamam mais atenção e creio que foi o que te atraiu também. Não sou fã de versões adaptadas, pois sempre falta algo nelas, mas assim como em filmes, os detalhes fazem a diferença, certo?!

    Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Thalita,

    A belez em livros baseados em clássicos é exatamente conhecermos a história original e podermos viajar na intertextualidade, não acha.

    Muito boa sua resenha!

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!