segunda-feira, 9 de maio de 2011

A CIDADE ENCANTADA... por Arthur


Obra: A cidade encantada de Jericoacoara
Maurício Melo Júnior
Páginas: 63.
Editora:Bagaço.

A Cidade Encantada De Jericoacoara relata uma história de feitiçaria e maldições, o que é muito interessante ,pois isso não existe na vida real ,o que nos leva ao irreal, a pensar de como seria viver nesse mundo,viajar com essas histórias emocionantes,como acontece neste livro.

Neste livro conta a história de que na cidade de Jericoacoara, numa época antiga , um grupo de Portugueses comandados por um homem ,chamado Peros , saíram de Portugal e vieram para o Brasil, para cidade de Jericoacoara.Bonifácio era irmão de Peros, e tinha muitos ciúmes da grandeza de seu irmão, pois ele queria herdar isso dele.Peros e sua mulher tiveram uma filha,chamada Princesa ,e decidiram que quem herdaria a herança seria a Princesa.Com isso Bonifácio se encheu de ódio ,e resolveu matar seu irmão,e assim após matar Peros , o povo se revoltou contra ele ,e ele acabou por despencar do serrote do farol,em que antes de morrer jogou uma praga na cidade e na Princesa transformando-a em cobra.Assim a cidade se prendeu no serrote do farol onde Bonifácio jogou a praga.

Passado muitos anos,na cidade de Jericoacoara,vive um feiticeiro chamado Queiroz,em que ele tenta libertar todo o povo que foi amaldiçoado assim como a Princesa.Para isso ele sempre sai a noite, e leva pessoas que fica esperando na porta de sua casa misteriosa,que geralmente eram as pessoas mais curiosas.A civilização amaldiçoada diziam que era uma civilização justa e solidária ,e por isso que Queiroz tinha um interesse em libertá-los dessa praga.Ao longo da história se conta a vontade de Queiroz de Libertar essa civilização,fazendo passar por várias histórias em que se descreve no livro como as noites em que saia vagando no farol,e levava pessoas com ele.

Um fato interessante é a questão de no livro questionar também sobre a civilização, pois no caso era justa e solidária,o que não ocorre na vida real ,pois é muito difícil existir uma civilização justa e solidaria nos dias de hoje ,com tanta violência ,drogas,roubos e muitas outras coisas.Indico este livro para que gosta de feitiçarias ,maldições e também para quem gosta de questionar nosso mundo de hoje.

Aluno: Arthur

4 comentários:

  1. Arthur,

    Achei sua resenha muito boa, mas um pouco reveladora demais, talvez faltou a magia que a história trazia. Só mais uma coisa, me pareceu que seus pensamentos ficaram um pouco vagos, tipo, você contou a história direitinho, mas ficou muito preso a isso, ou algo do tipo não sei. Estou sendo um pouquinho crítica demais, mas sei que tem capacidade pra fazer mais que isso.


    Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha. Gostei do paralelo que fez entre a antiga sociedade e a vida real!

    Jéssica

    ResponderExcluir
  3. Arthur,

    Fez uma ótima resenha descritiva. Você conseguiu passar bem as impressões que teve ao ler o livro, além de estabelecer um paralelo entre a história e a realidade.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários,agradeço também por terem gostado e por me ajudarem,e a partir de agora pretendo melhorar meus textos mais ainda.

    Arthur Z.M.

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!