segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Livro de Jonas por LUIZA

A proposta deste mês foi ler um livro bíblico. Escolhi o livro de Jonas, pois apesar de todos conhecerem essa história assim como a de outros livros, existem detalhes que muitas vezes não sabemos. Jonas era hebreu e seu pai se chamava Amitai, ele servia ao Senhor, Deus do céu e da terra. Certo dia o Senhor pediu a Jonas para que levasse uma palavra à grande cidade de Nínive, pois a atitude dos ninivítas não o agradava. Porém Jonas não aceitou a ordem do seu Deus porque pensava que seria em vão a mensagem, uma vez que os ninivitas estavam tão distantes do Senhor.
Decidiu então fugir em um barco para a cidade de Tarsis, pensando que lá estaria livre daquela ordem. Mas no meio da viagem veio uma grande tempestade sobre o barco, e os marinheiros que estavam presentes começaram a se desesperar e clamar, e a clamar, e invocaram aos seus deuses esperando que recebessem um sinal ou uma resposta do porquê da fúria do mar.
O filho de Amitai foi então até o porão do barco e se deitou, não demonstrando preocupação com o que acontecia. Os homens tiraram a sorte para saber a causa do grande mal, e a mesma caiu sobre Jonas que logo depois disse que a culpa era dele e que eles podiam  jogá-lo ao mar para que a tempestade cessasse, e os marinheiros atenderam ao pedido.
No mesmo instante Deus enviou um peixe de grande estatura que engoliu o pobre homem, onde ficou por três dias e três noites. Nesse período Jonas orou ao seu Senhor, pediu perdão pelos seus feitos e votou que obedeceria a Ele, e em seguida Deus o salvou. Passado aquele tempo o peixe o vomitou em terra e Jonas cumpriu seu voto. A palavra que ele levou a Nínive não surtiu o efeito que buscavam, mas vocês não podem perder os demais acontecimentos, pois como falei existem detalhes que às vezes não sabemos.     

8 comentários:

  1. Luuh,

    Adoro a forma que escreve e dessa vez não foi diferente. Organizou bem as ideias e a história, mesmo que a gente já conheça, ficou descontraída, mas ao mesmo tempo leve e objetiva.

    ResponderExcluir
  2. Luh, como sempre vc escreveu de um modo muito claro, eu gosto disso em suas resenhas, a história foi contada resumidamente mas sem perder seu significado.

    Júlia.

    ResponderExcluir
  3. Luíza,
    Acredito que não fui a única que notei o crescimento que você teve desde o início do desafio. Suas resenhas estão cada vez melhores!!!
    Quanto a essa, fiquei curiosa para saber o que a palavra causou ao povo de Nínive.

    Abraço
    Jéssica Ferrari

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por todos os comentários, sempre que os leio tenho uma motivação.

    Beijos Luiza!!!

    ResponderExcluir
  5. Luiza, querida

    Você tem me surpreendido tanto nas aulas, quanto na escrita de suas resenhas!

    Gostei muito da forma como falou sobre o livro de Jonas. É uma história que já conheço bem. Você escreveu de uma forma leve, não deixando de dizer o essencial sobre o livro. Muito bem!!

    Estou gostando de ver o empenho no desafio.

    Um abraço

    Profª Regina

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha está muito interessante e diferente das outras, e mesmo apesar da jéssica ter escrito o mesmo livro que você suas resenhas ficaram diferentes.

    João Pedro

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado gente, é bom saber que estou melhorando aos olhos dos que estão de fora.

    Luiza!!!

    ResponderExcluir
  8. Foi muito legal esta historia, achei muito interessante, e aproveitei e fiz um culto para as crianças, usei uma barraquinha de fantoche e com os boneguinhos fiz a incenação, foi uma benção.
    Que Deus vos abençoe em nome de Jesus.
    Tambem peço a Deus que abençoe a todos quanto estão lendo esta mensagem, JESUS TE AMA.
    ass. Miss. Arnoldo de Tubarão SC.
    juntamente com nossa equipe de palhaço."PRATULHA DA ALEGRIA"

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!