domingo, 25 de setembro de 2011

MÔNICA – Eu sei o que vocês fizeram na tarde passada - Por JÉSSICA FERRARI


Título: Mônica – Eu sei o que vocês fizeram na tarde passada
Autor do livro: Maurício de Sousa
Editora: Panini Comics
Nº de páginas: 81

Depois de contos, clássicos, romances de banca, e até mesmo um pouco da bíblia, fomos desafiados a ler aquela revistinha em que realizamos nossas primeiras leituras, as quais duravam horas. Neste tempo voltávamos toda nossa atenção às gravuras, as expressões faciais e as falas dos personagens dos quadrinhos. 

O sucesso da Turma da Mônica atingiu e ainda atinge todo o público infantil. Ainda me lembro de quando eu gargalhava sozinha com os erros de fonemas do Cebolinha, os hábitos alimentares da Magali, o modo dominador da Mônica, sem esquecer a paixão pela sujeira por parte do Cascão. Para retornar aos tempos de criança li uma revistinha desse grupo de personagens que tanto me encantaram.

De título “Eu sei o que vocês fizeram na tarde passada”, a primeira história reúne suspense e, é claro, humor. Inicia-se com Mônica e Cascuda fazendo um lanche na casa da Denise, num dia chuvoso. As três não convidam Magali, pois acham que ela iria comer tudo. Quando ficam com a consciência pesada, um sentimento de culpa começa a perturbá-las, e passam a sentir medo de pequenas coisas como do escuro e dos trovões. Certo momento elas notam que o a refeição foi bagunçada, e a suspeita de alguém ter entrado em casa as deixam ainda mais apavoradas. Muitas páginas são viradas até o final, quando o mistério é revelado. 

Outras histórias que compõe a revistinha dão ênfase em outros personagens, sempre tratando com comicidade suas características preponderantes. Exemplo disso ocorre em “Não apresse a mãe natureza”, na qual a preguiça de Zé Lelé fica evidente, quando o mesmo diz preferir esperar uma manga cair, em vez de subir na árvore para pegá-la. Os diálogos com seu amigo Chico Bento demonstra o dialeto caipira de ambos. 

Já em “A grande onda do artista”, Marina tenta pintar seu quadro, mas isso passa a ser impossível quando toda a turma começa a dar opiniões sobre a pintura, e a enxergá-la com olhos de artista. 

Reviver a experiência de ler uma revista em quadrinho foi muito bom. Não sei se foi exatamente o que podemos chamar de desafio, porque creio que todos já tivemos uma fase em que mergulhávamos nestas historinhas para passar o tempo.






5 comentários:

  1. Jess,

    Sua resenha ficou muito boa (como sempre rs). Não sei pq, mas quando o desafio é mais complicado, parece que vc se sai melhor, não que esse tenha sido diferente. Você consegue ser simples e objetiva. Adorei!! =D

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Jéssica!

    A proposta desse mesmo não foi lá tão 'desafiante' quanto a do mês anterior, mas através dela, temos talvez o 'desafio' ou melhor a 'oportunidade' de voltar um pouquinho a ser criança, através da leitura das aventuras dos nossos queridos personagens dos gibis.

    Sendo assim, o que está valendo é o reencontro com o nosso passado leitor - para aqueles que tanto se encantaram com os personagens contidos nos gibis, assim como você relatou.

    Ótimas reflexões e resenha.

    Um abraço
    Profª Regina

    ResponderExcluir
  3. Jess,
    Suas resenhas já se tornaram sua marca registrada, o modo objetivo, claro e ao mesmo tempo refinado que vc usa é encantador. Adorei seu modo mais descontraído dessa vez.

    Júlia.

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha tanto quanto adoro essa historinha! Eu também me lembro bem dos meus tempos de infância quando morria de rir das expressões faciais dos personagens, e confesso que rio até hoje.
    Com certeza o Maurício de Souza culminou nosso vício por leitura (bom, pelo menos o meu).

    Veridiana Magalhães

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito, achei interessante e educativo.


    Mariana Soares B.

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!