segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Livro de Gênesis por GABRIELA



Algumas vezes é mais fácil acreditar no que não vemos do que acreditar no que realmente existe. Gênesis, criação, origem da vida. De onde tudo surgiu? Como surgiu? Há quanto tempo?

Foram seis dias de muito trabalho, para enfim poder Deus descansar no sétimo. Depois de criar o mundo, Ele viu que precisava de alguém para cuidar de sua obra, então fez Adão. Em seguida criou Eva para que Adão tivesse uma companheira assim como os outros animais. Após a traição deles e a expulsão do paraíso, o Senhor estava muito descontente com todos os descendentes de Adão e Eva. Ele viu que não era assim que devia acontecer, pois havia criado um mundo de paz e os rumos da história estavam se perdendo.

Decidiu renovar tudo que até então parecia perfeito. Disse a Noé para que ele construísse uma arca, reunisse um par de cada espécie de animal, assim como sua mulher, seus filhos e as mulheres de seus filhos, pois o dilúvio estava por vir. E assim aconteceu.

Depois de um tempo, Noé e seus descendentes saíram e habitaram diferentes terras para que assim pudessem se reproduzir e formar novos povos. Abrão, descendente de um dos filhos de Noé, e Sarai, sua mulher, saíram de Harâ para que pudessem habitar a terra de Siquém, assim como Javé Deus dissera. Chegando lá, encontraram com o faraó, e este os abençoou. Vivendo nessa terra há dez anos, Abrão e Sarai ainda não tinham filhos, então sua esposa fez com que ele tomasse também por sua mulher a escrava Agar, para que pudessem ter herdeiros.

Deus abençoou Abrão dizendo que ele seria pai de muitas nações e que não se chamaria mais Abrão e sim Abraão, assim como Sarai se tornaria Sara.

Os anos foram de passando e o Senhor Deus vendo o sofrimento de Sara, que ainda não conseguia ter filhos, prometeu a mulher que ela ainda teria um filho, mesmo Abraão sendo velho. Sara deu a luz a Isaac.

Isaac, já crescido, para dar continuidade a família, teve que ir encontrar a mulher prometida, como Deus havia dito. Ele teve um pouco de receio, pois temia que ela não aceitasse vir morar com ele. Após muito tempo caminhando, ele encontrou Rebecca, a qual lhe ofereceu água. Isaac viu que aquela era a mulher certa, a qual o Senhor havia dito. Eles se casaram, mas Rebecca era estéril e de tanto Isaac rezar, Deus decidiu abençoá-los e a mulher teve gêmeos. Esaú, o mais velho, era ruivo e peludo, bem diferente de Jacó. Ambos cresceram em guerra, pois Esaú era o preferido de Isaac, além disso, na hora da benção final, o pai dos rapazes abençoou Jacó, porque havia sido enganado.

Com o decorrer do tempo, Esaú casou-se e por aquelas terras ali mesmo ficou. Jacó, em uma de suas viagens para conseguir mantimentos, se apaixonou por Raquel, porém naquele tempo era de costume as irmãs mais velhas se casarem primeiro, então Jacó serviu setes anos Labão, pai de Raquel e Lia, para que tivesse Raquel, porém teria de servir mais sete anos, pois Lia era a mais velha, assim ele se casou com as duas.

Labão deu duas servas, uma para cada filha, Zelfa e Bala. As quatro mulheres, tanto as esposas quanto as servas, tiveram muitos filhos, dando num total doze.

José causava ciúme em seus irmãos, por ser um dos mais jovens era especial para seu pai Jacó. Foi então que um dia, seu pai de José precisou de um favor e disse para ir até onde os irmãos estavam com o rebanho. Chegando lá, seus irmãos o jogaram num poço e foram almoçar. Eles notaram que estavam chegando uns ismaelitas e tiveram uma ideia: venderam José para eles. Disseram para o pai que o menino tinha morrido, pois havia sido atacado por uma fera.

Muito tempo se passou e Jacó vivia triste pela perda do filho querido. Foi então numa viagem dos seus outros filhos ao Egito que o acaso trouxe o passado de volta. O encontro com os irmão foi emocionante, porque José os reconheceu, mas eles não. José estava bem sucedido, tinha um dom, decifrava sonhos e isso impressionou o faraó que o abençoou e permitiu que ele habitasse aquela terra com sua família. Os irmãos ficaram surpresos, contudo muito felizes e arrependidos também. Levaram o pai para o encontro com o filho até então morto.  Reencontrar alguém, depois de muito tempo, ainda mais uma pessoa que estava morta, foi uma surpresa e tanto, mas uma surpresa boa.  

Ler Gênesis não foi tarefa fácil, porém eu mal sabia que o pior estava por vir: escrever a resenha. Mesmo que nosso esforço seja suado, não é a mesma coisa que ler e tirar nossas próprias conclusões e reflexões. Depois de tantas aventuras, principalmente com a Bíblia em que eu li, confesso que o desafio não é desafio se não for realmente muito difícil.



11 comentários:

  1. Nossa, meus parabéns Gabriela. Sua resenha ficou muito boa mesmo. Eu nunca havia lido um livro inteiro da bíblia, mas lendo as resenhas (que foram escritas de formas mais populares, as histórias tornam interessantes).
    E concordo com você ''confesso que o desafio não é desafio se não for realmente muito difícil.''

    Beijos, Veridiana Magalhães

    ResponderExcluir
  2. Nossa, obrigada. Fico feliz que tenha gostado. Por ter sido a mais difícil de se resenhar até agora, o resultado final não ficou tão bom, até pq não gostei dela. Mas elogios são sempre bem vindos rsrs. =D

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha ficou muito boa, Gabi. Apesar de estar bem extensa, foi interessante que vc tenha contado todos acontecimentos, assim foi possível estabelecer uma conecção entre os fatos contados nesse livro. Parabéns.


    Júlia.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha, assim da pra entender mais fácil sobre o livro de Gênesis...


    JP

    ResponderExcluir
  5. Gabi,
    Sua resenha, apesar de extensa, não ficou entediante e nem repetitiva. Creio que para resenhar o livro de Gênesis são necessárias muitas palavras, não é mesmo??? Tenho conhecimento de algumas histórias desse livro, e você, melhor do que eu, pode dizer o quanto elas são complexas. Admiro a coragem e a determinação que teve de lê-las.
    Você continua se expressando muito bem. Gosto da maneira clara que escreve, sempre com um ótimo comentário, uma reflexão, ou uma avaliação de si mesma durante a leitura. Essa última é sua marca registrada, que não falta em nenhuma resenha. rs

    Beijos :)
    Jéssica Ferrari Araújo

    ResponderExcluir
  6. Obrigada (novamente) pelos comentários e lamento pelo tamanho. Não costumo (e nem gosto) de escrever resenhas grandes, mas dessa vez foi necessário. Além dos elogios, não há nenhuma crítica?? Vendo vários pontos de vista posso saber onde e o que consertar da próxima vez. =D

    ResponderExcluir
  7. Então, Gabriela...

    “Além de serem desafiados a ler um livro bíblico – leitura não muito comum entre adolescentes – e encarar a leitura de livros escritos há anos, vocês também foram desafiados a entender uma linguagem peculiar, para não dizer complexa, como a linguagem bíblica. E ainda por cima VOCÊ, pra facilitar, rsrs, escolhe um livro bastante rico em histórias..."

    Não passou nem perto da forma como eu imaginei que escreveria, se fosse resenhar esse livro. Aliás eu perderia pra você. Pois seu texto ficou muito bom!

    O que dizer de sua resenha? A mais extensa de todas, mas não mais detalhista, como diria a Júlia ou menos interessante também, porque você soube escrever falando de todo livro, de certa forma nos contanto o essencial para o entendimento de todas as histórias contidas no livro de Gênesis.

    Concordo com a Veridiana... é muito interessante ler as resenhas dos livros bíblicos feitas dessa forma por vocês, torna a história mais próxima da gente. E você fez isso muito bem!

    Faço minhas as palavras da Jéssica 'admiro a coragem e a determinação' de quem se propôs a ler um livro mais extenso assim como ela, você, Veridiana e outros! Só que ao contrário deles você não se limitou a destacar uma história e sim falar um pouco de todas...

    Parabéns, acredito que esteja sendo realmente desafiante pra você as leituras propostas!

    Um abraço
    Profª Regina

    ResponderExcluir
  8. O que dizer sobre minha resenha? Eu que digo: o que dizer sobre esses comentários?? rsrs Gosto de ser desafiada, por mais difícil que tenha sido, não fiquei satisfeita. Lendo tantos comentários positivos fiquei até feliz. =D

    ResponderExcluir
  9. A resenha ficou ótima mesmo,muito boa ,pois soube escrever,e além disso você tem razão ao relatar que o desafio foi difícil,ainda mais aos escrever a resenha.

    ArthurZ.M.

    ResponderExcluir
  10. Adoreeei lindona (: sem mais! rs

    ResponderExcluir
  11. Eitaa desafio heem?!
    pegar um dos livros maiores da Bíblia para ler, e apesar disso fez uma ótima resenha, como sempre!
    Parabeens!
    beijo Thlita

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!