segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O MAIOR DESAFIO?



No mês de agosto, esta foi a proposta: ler um livro bíblico. E como sempre, cada aluno teve o seu critério para escolher. Dessa vez não tiveram a capa para observação como um recurso na escolha, mesmo assim, teve de tudo: ‘acho a história de Moisés interessante’; ‘sugestão da professora’; ‘já assisti uma série na tv sobre essa história’; ‘escolhi um dos livros menores, para facilitar na hora de fazer a resenha’; ‘tenho um afilhadinho que se chama Daniel... acho que a história será linda como meu bebê’; ‘nesse livro há alguns dos meus textos bíblicos favoritos’; ‘pedi uma indicação à vovó, e esse foi o mais interessante’...

Após escolha e leitura feitas, recebo as resenhas. Junto delas alguns comentários:

“Misericóoordia do meu textoo. Tem piedade de miim!!!”

“É difícil escrever resenha de livro bíblico, sabia?”

“Está aí, Regina, e devo admitir que é muito mais difícil que ler e falar sobre ‘A hora da estrela’. rs”

“Fuu, não gostei nada disso.. sem inspiração nenhuma..”

“As dúvidas de como escrever a resenha deste mês foram muitas, acredito que esse é provavelmente nosso maior desafio.”

E entre uma fala e outra, eis que alguém me ‘desafia’:

“Se fosse pra você fazer, como começaria?rs”

Rio, penso um pouco, tento me colocar no lugar da aluna. Abro uma página em branco e começo a digitar:

“Além de sermos desafiados a ler um livro bíblico – leitura não muito comum entre nós adolescentes – e encarar a leitura de livros escritos há anos (tão longínquos que minha imaginação não é capaz de mensurar), também fomos desafiados a entender uma linguagem peculiar, para não dizer complexa, como a linguagem bíblica. Ainda por cima escolhi um livro bastante rico em histórias: inicia-se com os seis dias da criação – relata a origem do mundo e da humanidade e depois segue-se a origem do povo de Deus, por isso o livro por mim escolhido é denominado Gênesis, que significa nascimento, origem.”

Escrevo apenas esse começo, espero ajudá-la e recebo o seguinte comentário: 

“Muito bom, mas com certeza não começaria assim”

Acho que perguntei por que, e ela acrescenta:

“Algumas palavras não usaria por serem um tanto extintas do meu vocabulário...”
Disse mais alguma coisa, das quais não me lembro, mas somente o fato de dizer que algumas palavras usadas por mim, nesse parágrafo inicial, já tinham sido extintas do seu vocabulário já me fez rir bastante.

Tais comentários a respeito das resenhas desse mês me fizeram escrever esse texto para abrir as postagens a respeito do livro bíblico lido. Por não serem livros que seguem estilos literários comumente lidos por nós e também por não termos o hábito de ler a bíblia, é natural que tenhamos dificuldades em  resenhar as histórias lidas. Concordo com a aluna que disse que provavelmente escrever a resenha seja mais desafiante que ler o livro da Bíblia. 

Não basta apenas ler, é preciso entender, sintetizar as várias histórias em uma e tentar organizar as ideias. Dependendo da linguagem da Bíblia lida isso é um desafio e tanto, pois pode conter nela muitas palavras ‘extintas’ do nosso vocabulário. Afinal, alguém pode nos 'traduzir' a seguinte frase: “aprouve a Dario estabelecer sobre o seu reino cento e vinte sátrapas"? rs

Vejamos então, como foi o desafio esse mês. Confiram as resenhas nas próximas postagens.

10 comentários:

  1. Depois de tantos comentários, quem sou eu pra falar mais alguma coisa?? rs. Reconheci algumas de minhas falas e sim, esse foi o maior desafio até agora. Não consegui chegar onde queria, mas, depois de tanto rezar (assim como meus colegas, imagino), não há outro meio se não clicar em enviar a resenha e esperar para as sugestões de correção, pq com certeza serão necessárias, pelo menos em minha resenha. Entretanto, o desafio não vale a pena se não for bem fundo, bem difícil ou bem desafiador, e divertido apesar de tudo. Estou doida para ver as outras conclusões de meus colegas rs. =D

    ResponderExcluir
  2. Que foi o maior desafio, disso não tenho dúvida! Mas depois de ler Graciliano Ramos, digamos que foi mais fácil do que esperava ler um livro bíblico, porém me refiro somente a ler. Fazer a resenha foi bem difícil para mim. Como a Gabi, não sabia por onde começar e nem que rumo tomar. rs

    Jéssica Ferrari Araújo

    ResponderExcluir
  3. é foi um pouco difícil ,mas consegui entender bem minha história e fazer minha resenha,mesmo tendo algumas palavras difíceis que pesquisei e aprendi sobre elas,um exemplo disso foi na nossa sala essa frase ,como que sátrapa são os governadores.
    ArthurZ.M.

    ResponderExcluir
  4. Só de escolher ''A Hora da Estrela'' para ler mais trocentas vezes, você de cara deve ter notado o quão difícil foi ler e escrever sobre passagens bíblicas (E uma prova disso, foi ter começado a escrever do final... rs).

    Veridiana Magalhães

    ResponderExcluir
  5. Isso tudo só está me deixando ainda mais curiosa para ler as resenhas.Apesar de que este mês escrever tenha sido difícil, o que é um desafio sem dificuldade, certo?

    Júlia.

    ResponderExcluir
  6. Para mim foi a resenha mais dificil de fazer, eu nao conseguia organizar minhas ideias, e nao conseguia fazer as coisas terem sentido, mas com muito esforço, acho que saiu alguma coisa.. como minha historia era muito pequena, aproveitei e falei sobre a bíblia, que também tem muito a ver com a resenha.
    Só comentando sobre seu texto: ficou muito bom, as vezes nem acredito que falamos umas coisas assim “Misericóoordia do meu textoo. Tem piedade de miim!!!” rsrs.

    ResponderExcluir
  7. "Nossa senhora de quem não consegue fazer a resenha" kk
    A elaboração da resenha, foi como qualquer outra, com a mesma dificuldade, rs. Mas por ser bíblia, sempre complica mais pela linguagem passada para nós, então, foi mesmo um desafio! rs.

    ResponderExcluir
  8. Regina...
    Suas ideias sempre nos ajudam na hora da resenha. Este texto ficou ótimo, com certeza vai ser uma mão na roda.

    Luiza!!!

    ResponderExcluir
  9. ahhhh, essa frase eu sei o que significa! e só pelo fato de que foi esclarecida na sala depois de ler em 5 biblias diferentes! rs
    realmente, esse foi o real "desafio". seguido de clássicos, bancas, juvenil.. o biblico me despertou uma certa duvida! os grandes livros me despertavam sono rs; os pequenos, nao entendia nada!
    como a damaris disse, "Nossa senhora de quem nao consegue fazer uma resenha!" Confesso, fiz a minha, pedindo aos ceus, para te abençoar na hora da leitura! rs

    ResponderExcluir
  10. ''Confesso, fiz a minha, pedindo aos ceus, para te abençoar na hora da leitura'' assim como a ravany, enfrentei dificuldades. Mas você sempre me ajuda e me aguenta na entrega delas, olha assim como meus colegas essa não foi facil, mais foi prazeroso depois de ler a resenha pronta! O medo é na hora de você ler, ja que na aula você disse que tiveram resenhas de todo jeito :O rs
    beijo

    Isis

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!