segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Livro de Rute por ATHUR


Neste mês a proposta de leitura foi  um livro da bíblia escolhi o livro de Rute, pois me indicaram e realmente é uma história muito interessante e diferente.
                A história relata alguns costumes da época, ocorre durante o período dos juízes, numa época sombria. As pessoas passavam fome. Elimelec e sua esposa Nôemi que moravam em Belém de Judá viajaram, com seus dois filhos, Maalo e Quelion para o país de Moab. Depois disso Elimelec morre e deixa seus dois filhos com a mãe e acabam se casando com duas moabitas, Orfa e Rute. Após dez anos os dois filhos morrem e Nôemi fica sozinha com as noras, então decide voltar para sua terra israelita em Belém de Judá e pede para as noras a deixarem, mas somente Orfa voltou para casa de seus pais e Rute decidiu seguir Nôemi.   
Após a chegada a Belém de Judá, Rute foi bem recebida por Booz, para ela colher em sua plantação e para ter o que comer, e ter como sustentar Nôemi. E de acordo com uma tradição Israelita, Rute teria de se casar com Booz para preservar o nome de seu ex-marido, porque Booz era o parente próximo de Maalon. Assim Booz e Rute se casaram e tiveram um filho, Obed que seria pai de Isaí e Avô de Davi.
Em vista disso pode-se perceber que Rute é uma mulher honesta, dedicada à família e fiel a Deus, e é uma pessoa de palavras  gentis e respeitosas. Seria difícil no mundo de hoje encontrar uma mulher honesta e digna como Rute. E na história de Rute também percebemos a presença de Deus, de que Ele tem um caminho para todos nós, e assim como Rute devemos confiar nele.

4 comentários:

  1. Arthur,

    Gostei da reflexão que fez ao final, realmente é difícil, mas não impossível. Rute me lembra um pouco de Amélia, ambas foram mulheres fortes. Só uma coisa: gosta de ser desafiado? Creio que ler um livro bíblico não foi nada fácil, mas vc conseguiu escrever os fatos muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Arthur,

    Creio que em toda leitura há um personagem que nos marca por ser forte, digno, honesto e outros adjetivos que nos deixam maravilhados. Rute, sem dúvida, foi essa personagem a qual devemos nos espelhar.
    Adorei a forma que você escreveu. Através da singela resenha você transmitiu as lições aprendidas com Rute.

    Jéssica Ferrari

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, Arthur!!

    Você está indo muito bem no desafio. Estou gostando de ver o empenho e também o progresso.

    Mesmo com a complexidade de se resenhar um livro bíblico, você se superou e fez um ótima resenha. Leu uma história que não é tão grande e nem tão pequena e conseguiu escrever o essencial sobre ela. E também fez sua reflexão pessoal no final. Gostei. Parabéns!!

    Um abraço

    Profª Regina

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários ,e agradeço pelos elogios ,pois sempre procuro melhorar minhas resenhas cada vez mais , e esse como todos os outros desafios foi difícil mas mesmo assim conseguimos supera-lo,e assim que venha o outro,de revista em quadrinhos.rsrs!!

    ArthurZ.M.

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!