segunda-feira, 4 de abril de 2011

BALEIAS NÃO DIZEM ADEUS


 Baleias não dizem Adeus – Alan Oliveira
Nos livros a primeira coisa que me chama atenção não são os títulos, seria uma pretensão muito grande da minha parte, na verdade eu olho em primeiro lugar quantas páginas ele tem.
Mas com esse livro o que mais me interessou foi o título infantil, curioso e bem irônico.
Assim aconteceu comigo no livro ‘’Baleias não Dizem Adeus’’, nunca tinha ouvido falar dele e não havia seu resumo no Google, mas quando me deparei com as poucas páginas e o título a primeira vista, ele me segurou de uma forma estranha. Bom, quando o vi pensei na minha vida, nos meus momentos. È um bocado estranho comparar a capa de um livro com a história de uma garota com 15 anos em pleno século 21. Mas movida pela minha curiosidade, fui ver onde minha história se encaixava.
O narrador fica entre a primeira e a terceira pessoa, a protagonista é Daniela, uma jovem criança linda, com a pele clara curtida pelo sol, cabelo liso escorrendo até pouco abaixo dos ombros e tinha apenas doze anos. Seu pai Pedro, um homem companheiro.
Juntos os dois partem para uma pequena viagem pela costa brasileira. A vida nos mares para os dois é boa, mas em terra firme a vida não é assim (tão cor- de- rosa). Isso porque Pedro, o pai de Daniela, separou-se da sua mãe Maria Tereza. Essa pequena viagem era uma tentativa de reaproximação de pai e filha.
Muitas coisas acontecem de estranho e curioso com eles, enquanto viajam pelo oceano dento do barco Direction.
Nos últimos capítulos finalmente aparece a baleia filhote que fica perdida e daí Daniela se preocupa e enche seu Dadi (pai) de perguntas...
Confesso que esperava mais, queria realmente que minha vida tivesse ligação com o livro. Ele é bem fofo. Termino destacando uma frase que talvez seja a única coisa que tenha realmente algo a ver comigo ‘’Algo sobre a dor e, principalmente sobre a complicada relação de pessoas que se amam. Elas se separam, mas não se abandonam, nunca dizem adeus. ’’
Vou sentir saudades de Dani e seu Dadi!
Aluna: Ísis

4 comentários:

  1. Bom Ísis, nem sempre encontraremos livros com os quais nos identificaremos, mas sempre aprenderemos alguma coisa com eles.

    Boa resenha. Bom Desafio para vc.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Patrícia, Ísis. Aliás, diz que 'sábio é aquele que aprende com as experiências dos outros'. Sendo assim, eu acrescento que o livro é uma ótima oportunidade de nos tornarmos sábios; afinal, quantos 'outros' encontramos nos livros? Com histórias como as nossas e também com histórias diferentes e que nos ensinam muito, não é mesmo?

    E outros, o que acham?

    Bj e boa resenha, boa escolha também!!

    ResponderExcluir
  3. Eiii pessoas (: não estou na escola, mas enquanto tiver um tempinho vou passar sempre por aqui, para tentar apoiar e motivar voces ao máximo! Ísis, se tem uma coisa que eu aprendi através de uns escritos atrás de um marcador de páginas, é ler Tudo o que gostamos ou não, e se gostamos ou nao de ler. Realmente, ler é um exercício que põe em ação o que hoje pode estar não sendo muito utilizado da melhor forma: o Cérebro! O título também me chamou a atenção, mas moça, com relação ao que voce disse sobre resumos, tome cuidado, por que só pode confiar na internet se tiver o nome de quem publicou, se nao, pode ser a coisa mais fajuta que pode haver! Ouuutra coisa, a frase é Liiinda *-*, eu gostei, e mesmo o livro nao tendo haver com voce, concordo com que as duas moças disseram ae em cima, é melhor aprender nos livros no que na vida real, e sabedoria é saber usar o que voce sabe no cotidiano! (; Entããão, leiam ao máximo pessoas!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Garotas pelo apoio, vou me esforçar da proxima vez (:

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!