sábado, 2 de abril de 2011

VIOLÊNCIA EM SANTA ROSA


Capa: Sérgio Palmiro
Editora: Klaxon LTDA 
O livro de José Arrabal Fernandes conta uma história de pai e filho, Reinaldo e Marcos que vão para um cidade em busca de trabalho e riqueza, é um lugar mais conhecido como “Cantão do Inferno”. Eles trabalhavam como garimpeiros e eram tratados como escravos. Ninguém saia vivo de lá, tinham que garimpar o dia todo debaixo do sol quente.
Levavam uma vida difícil, até que eles encontraram um homem mais velho chamado Clemente e tornaram-se muito amigos dele. Os três planejaram fugir levando pepitas de ouro, era dia de festa, aproveitaram a distração de todos, conseguiram fugir. Foram para uma cidade chamada Santa Rosa, fizeram fortuna. Estabeleceram-se rápido por lá.
Clemente se casou com a viúva Luiza dona do hotel, Marcos ficou noivo. Entretanto Marcos não estava satisfeito e voltou para o Cantão do Inferno para fazer mais fortuna. Quando chegou lá o Cantão tinha acabado e também a escravidão naquele lugar.
Depois de três anos, ele voltou para Santa Rosa, mas o pai dele havia falecido e ele estava sendo acusado de um crime que não havia cometido – matar um rapaz que por fim era apaixonado pela sua noiva Lucy – e o rapaz fora morto pela própria mãe por engano; ela era doida de pedra. Depois de toda uma confusão, ele foi solto para se casar com sua noiva.
O livro tem 6 capítulos e 104 páginas; é um livro bem interessante, prende muito o leitor pois a história é fascinante; fala muito sobre humildade dos garimpeiros, amor, força de vontade, a bondade. No final do livro há muita violência como o exemplo da própria mãe de Jonas matá-lo e ainda culpa o pobre Marcos só por causa do dinheiro dele.
Acho que o livro é muito agressivo, mas pensando por um lado é isso que marca o livro. No momento que comecei a ler, não dei nada por ele, porém ele me fascinou, é muito empolgante. Recomendo a todos por ser uma história incrível.
Aluna: Paula

2 comentários:

  1. Parabéns, Paula por não desistir do livro no início ao "não dar nada por ele". Existem ótimos livros que são assim mesmo, vc começa a ler e quase que desiste (algumas vezes até desiste), mas quando continua na leitura, descolbre uma história emocionante. Oa livros sempres nos trazem algo de bom, vc verá.

    ResponderExcluir
  2. Humm... ótima recomendação, hein, Paula?!

    Que bom que gostou do livro! Já li livros assim também: não dava nada por eles (a se julgar pela capa, pelo títilo, ou até mesmo pelo início da história)! Mas são os que muitas vezes, mais nos impressionam e deixam 'marcas'.

    Esta parece ser mesmo uma história bem 'agressiva' e o autor não faz questão de esconder isso, pois a escolha do título do livro já nos diz isso, não é mesmo?

    Boa resenha a sua; espero que ao longo do desafio você continue se empolgando e encontrando mais e mais histórias fascinantes.

    Bjs e ótimo desafio!!

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!