sábado, 2 de abril de 2011

A MALDIÇÃO DE ÉDIPO


A Maldição de Édipo – Luiz Galdino
Quem nunca teve uma atração pelos seus pais quando criança? É algo normal, às vezes confundimos a admiração e o carinho com uma atração. O livro “A Maldição de Édipo”  vem da Mitologia Grega e conta a história de um filho Édipo, que mata seu próprio pai, Laio,  e se casa com sua mãe, Jocasta.

Segundo o Oráculo de Delfos a maldição já estava escrita e quando Jocasta engravidou, Laio soube que a maldição iria se concretizar. Então, após o nascimento de Édipo, Laio o abandonou no Monte Citerão pregando com um prego seus pés para tentar matá-lo. Mais tarde, o menino foi recolhido por um pastor e batizado como “Edipo”, que depois foi adotado pelo rei de Corinto e logo voltou a Delfos.
Édipo se encontrou por acaso com um homem e sem saber que era seu pai, o matou depois de uma briga. Mais tarde se casou “por acaso” com Jocasta, sua mãe e se tornou rei de Tebas. Depois veio um arrependimento por saber de toda a história e muito amargurado, Édipo torcia para que tudo não passasse de um engano.
O livro não conta uma história real, mas é muito interessante e vale a pena ler, tem toda uma história envolvente; eu recomendo.

Aluna: Juliana Petronetto

6 comentários:

  1. OI JU,

    Achei o livro "pesado", vc não? Sempre quis ler sobre essa Mitologia. Conheço várias mitologias gregas, mas na verdade nunca li nenhuma. O livro é seu? Vc empresta?

    Sua resenha ficou boa, mas muito técnica. Fale-me um pouco sobre o q vc achou da obra, gostou, riu, chorou? Essas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Eu peguei o livro com a Regina, mas acho que é da escola.
    Eu nao gosto muito de ler, acabei pegando esse por que tava meio sem tempo e fiz minha resenha com um pouco de pressa também, nao atingi meu objetivo, mas espero melhorar nas proximas que virão.
    Mas em relação a obra eu gostei, eu gosto de mitologia, mas nao é um livro que eu escolheria pra ler, gosto de saber da história, o mais básico, entende?
    Confesso que livros como o que a Thalita leu ou o que a Veri, ou até o da Ravany me enteressam mais.

    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Agora sim, ficou mais claro. Então te darei uma sugestão: na próxima leitura dedique um tempo maior â escolha da obra. A leitura tem q nos dar prazer e, neste caso a escolha do livro é primordial.

    Bom desafio!

    ResponderExcluir
  4. rs... é Juliana, correr atrás do tempo às vezes faz com que percamos algumas etapas e não consigamos atingir o nosso objetivo, como você bem disse.

    Nesse desafio temos várias oportunidades de escolha, uma delas é, por exemplo, trocar o livro se não estivermos gostando, mas não dá para fazê-lo em cima da hora. Portanto, vamos nos organizar (e isso serve pra todo mundo) para dar contar de ler que o escolhermos. Afinal, isso é desafio, não é mesmo?!

    Está valendo tudo!! Bjs e ótimo desafio pra voc}e também!!

    ResponderExcluir
  5. Mitologia Grega nunca me interessou.. e lendo as resenhas de tds que fizeram, realmente vi que nao faz meu estilo! :( achei essa história mt confusa.. casar com a própria mae.. já pensou se alguém tem essa ideia nos dias de hj? ahuieh estamos perdidos! bela resenha ju! ;p

    ResponderExcluir
  6. concordo com a nany, esse trecos de mitologia é sempre meio estranho, mas fora isso, a resenha ficou ótima! você escreve muito bem amiga (:

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!