sexta-feira, 1 de abril de 2011

A VINGANÇA DE ELECTRA


A Vingança de Electra - Luiz Galdino
A princípio esse livro não me agradou muito, achei que fosse por eu não gostar de história, porém quando fui lendo-o, achei várias partes interessantes e outras até meio confusas (muitas pessoas numa mesma cena).
Logo no começo falava sobre o rei Enômao, sinceramente achei que fosse mais um livro chato, além disso, Electra não tinha nem sinais de que ia aparecer tão cedo na trama...
Histórias a parte, tinha uma coisa de que eu gostava (além do título), queria saber onde todo aquele contexto e histórias sobre maldições iriam chegar e por que do título ser A Vingança de Electra.
O autor escreveu tudo de uma forma que parecia tão certa, parecia que ele viveu todos aqueles momentos, viu cada detalhe, foi a partir daí que a história me interessou. Ele passou rapidamente sobre o rapto de Helena, chegando então a guerra de Troia.
Menelau e Agamenon, irmãos, entraram na guerra, essa guerra onde muitas pessoas foram sacrificadas. Clitemnestra, mulher de Agamenon, não aguentava de saudades do marido, porém só pensava por que ele teve que sacrificar a vida de sua filha Ifigênia, essa dor era tão forte que enquanto o marido lutava na guerra, ela o traiu com Egisto. Eles não viam a hora do marido chegar e desde já começaram a fazer planos para matá-lo. Quando a guerra acabou, alguns dias depois, Agamenon voltou como um heroi, porém não deu tempo de avisá-lo do que sua mulher planejava, então tudo ocorreu como planejado, quer dizer, quase tudo, Electra, filha do casal presenciou tudo e jurou vingança aos assassinos do seu querido pai. 
Os anos se passaram e Clitemnestra arranjou um casamento para Electra com um camponês, assim eles não podiam herdar o trono. Electra por sua vez, aceitou tudo, mas estava focada na vingança.
Um dia, Electra recebeu uma notícia, seu irmão havia morrido, ela ficou muito triste e desesperada, pois agora não sabia como dar continuidade a sua vingança sem ele. Tudo muda com a chegada de um emissário que trazia a notícia da morte de seu irmão.
Realmente este livro é envolvente, no final estava doida para saber como tudo terminava. Não teve o final que eu esperei, porém esse também me agradou, mesmo eu não concordando com as maldições, traições e vinganças nele impostas. Recomendo para ler por um simples motivo: é um ótimo passatempo e uma história muito complexa.
Aluna - Gabriela

2 comentários:

  1. Oi GAbi, espero que sua insatisfação tenha acabado. Ler é muito bom, sabia? Mas para isso precisamos criar o hábito.

    Bom Desafio.

    ResponderExcluir
  2. O que mais é complicado, tratando-se de mitologia grega, são as tramas bastante emaranhadas de personagens, profecias, deuses e explicação para tudo que eles têm e arranjam, não é mesmo, Gabriela?
    Mas é aí que está o fascínio nessas histórias. Conseguem nos envolver no enredo para tentarmos entender como que vai ser o desenrolar disso tudo no final. Mais ou menos isso, não é mesmo? rs

    Desejo um ótimo desafio e ótimas leituras nesse ano!

    Bjão

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!