sexta-feira, 1 de abril de 2011

TERRA DOS MENINOS PELADOS


Para este projeto de literatura deveríamos escolher um livro de literatura juvenil, eu optei por “Terra dos Meninos Pelados”, me chamou atenção, pois certa vez retrataram esse livro em forma de seriado em um canal de TV, vi o livro e quis conhecer um pouco mais afundo a história. Ele foi escrito por Graciliano Ramos, em 1937, nascido no nordeste brasileiro, autor bem conhecido por sua obra “Vidas Secas”.
O livro fala sobre Raimundo, um menino especial. Diferente dos outros, pois não tinha cabelo e seus olhos eram um preto e outro azul. Os vizinhos mexiam muito com ele, deram-lhe um apelido: Raimundo Pelado! Mas o menino teve uma reação estranha e passou a assinar nas paredes: Dr. Raimundo Pelado. A garotada adorava implicar com ele. O menino não tinha com quem falar, então falava sozinho.
Ele veio de um lugar chamado Tutipurun, onde as pessoas não têm cabelo e possuem olhos de cor azul e preta. Um dia eles perturbaram tanto Raimundo que ele entrou em casa, atravessou o quintal, um morro e voltou para Tutipurun, lugar em que  todos eram iguais a ele. Raimundo logo conheceu vários meninos nesse lugar, um anão que adorava chorar, tinha um menino sardento que pintava as pessoas para que elas ficassem iguais. No final ele acaba voltando para onde vivia e entendendo a diferença entre as pessoas.
Sentirei falta de Raimundo, e desse livro que adorei ler, pois fala de certa forma do preconceito e que precisamos começar a aceitar mais as pessoas da forma como elas são.
Aluna - Samantha

5 comentários:

  1. Que bom Samantha que vc capturou a essÊncia do livro. Somos todos diferentes em alguns pontos, mas a intolerância de uns poucos faz com que determinadas "diferenças" sobressaiam e acabam magoando profundamente algumas pessoas. Que tal lutarmos por um mundo mais "desigual" e onde essas desigualdades sejam festejadas e não recriminadas??

    Bom Desafio.

    ResponderExcluir
  2. A Literatura tem mesmo esse poder, Samantha, de nos fazer refletir sobre a vida através dos livros textos e temas mais diversos, assim com esta história deliciosa que você leu.

    Espero que no decorrer do desafio, você leia livros interessantes que te façam, além de refletir, provoquem alegrias ou tristezas, divertir ou emocionar, que te permitam 'viver' outras vidas, sentir outras emoções e sensações. Esse é o barato de ler livros. Espero que mais gente descubram isso!!

    Ótimo desafio para você.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. to com muita vontade de ler esse livro ): adorei a resenha samatha (:

    ResponderExcluir
  4. achei muito legal samantha pois ele é educativo e ajuda as crianças a se concientizar de ñ botar aelido nas outras pessoas

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!