quarta-feira, 2 de novembro de 2011

UM AMOR PARA RECORDAR por Veridiana


Escrever e falar sobre o amor é muito fácil, por ser um assunto cheio de visões, situações e opiniões acaba se tornando um tema muito amplo, regado de pontos positivos e até mesmo negativos. É claro que quando se fala do amor, queremos falar e ouvir sobre finais felizes... Não exatamente um “E viveram felizes para sempre”, mas sim um final onde não haja tristeza, arrependimentos e um pote de sorvete em pleno sábado à noite, rs.

Um assunto que envolve ou envolverá qualquer um, onde acontece em qualquer lugar e a qualquer momento, em situações cotidianas ou planejadas. Dizem que é regra por ora - sem exceção - que gostar de alguém é sinônimo de sofrimento! Pode até ser que seja verdade, mas seria então só com os opostos, não? O livro “Um amor pra recordar” nos remete totalmente ao contrário. Uma história de amor que envolve segredos e lágrimas, e até mesmo uma promessa "-Você tem de prometer que não vai se apaixonar por mim."

Começamos com uma típica história envolvendo o garoto popular malvado e a nerd santinha. Olhando assim logo pensamos em um roteiro tanto do filme quando do livro um clichê dos dias de hoje, mas por alguma razão essa história me prendeu e me encantou de um jeito inexplicável. Um exemplo nítido de ‘’opostos se atraem’’, onde Landon e Jamie que sempre se odiaram, mas por atos dele e por ironia do destino acabam se apaixonando. Assumem com dificuldade um namoro sincero, pelo menos é o que ele achava; Até que Jamie começa a perder muito peso e tende a revelar o seu segredo.

"- Eu te amo, Jamie - disse a ela. - Você é a melhor coisa que já me aconteceu.
(...) - Por favor, não diga isso - ela pediu - Por favor...
- Mas eu amo - disse, pensando que ela não havia acreditado em mim.
Ela começou a chorar ainda mais intensamente.
(...) - Não pode se apaixonar por mim, Landon - disse com os olhos vermelhos e inchados. - Podemos ser amigos, podemos sair... Mas você não pode me amar.
- Por que não? - gritei rouco, sem entender.
- Porque - disse finalmente, em voz baixa - estou muito doente, Landon. (“...) Estou morrendo, Landon.”

Acho que nem resumindo ou pelo menos tentando, eu não conseguiria descrever o quão emocionante o livro é, e o filme não foge do contexto, segue todas as escritas de Nicholas Sparks... É claro que livros são mais detalhados, mas é impossível não tirar uma lição para a vida, perceber tudo que não se pode ver, mas que de alguma forma é necessário para viver melhor. Mostra como uma pessoa pode mudar radicalmente suas atitudes e se reencontrar. É e exatamente o que falta nas pessoas de hoje em dia, por isso que exponho minha opinião sem medo: Um amor pra recordar até encontramos, só não sabemos se serão boas as recordações.

5 comentários:

  1. Veridiana,

    Adorei a resenha. Dessa vez vc não só escreveu bem como mostrou seu lado filosófico, digamos rs. Adoro os livros de Nick Sparks, mas esse só assisti o filme. Sempre esperamos finais felizes, isso é fato, porém com esse ainda imagino a última imagem do filme: Anos depois, ele olha para o céu e vê sua estrela. Aquela mesma que um dia ele se apaixonou. Confesso que não chorei (por pouco rs), mas a história é mesmo linda. Falar de amor é algo muito complicado, acho que é o único sentimento que não tem explicação concreta, mas talvez seja o mais bonito. Parabéns pela resenha! =D

    ResponderExcluir
  2. Miguinha, eu adoro suas resenhas.. você escreve muito bem e esse filme é extremamente lindo, nunca li o livro, mas o filme é o meu preferido, é uma historia encantadora! Parabéns pela resenha!

    Amém!

    ResponderExcluir
  3. Veridiana,
    Já li esse livro e vi o filme, e concordo com você em seus pontos de vista e análises,que foram verdadeiramente profundas, essa história me fez chorar muito, principalmente pelo fato de o Landon narrar o livro, então não percebendo os sinais discretos que revelam aos poucos o verdadeiro segredo, mas talvez o final não seja totalmente infeliz, pois apesar das recordações tristes, as boas prevalecem.

    Júlia.

    ResponderExcluir
  4. Não digo que o final tenha sido infeliz, essa frase final foi de autoria minha. O que muitas vezes pode acontecer certo?!

    Mas no mais, o filme o livro são ótimos e nos fazem pensar no verdadeiro significado das coisas, por mais que sejam pequenas.

    Veridiana

    ResponderExcluir
  5. Acho que eu iria adorar ler esse livro, Veridiana!

    Na verdade, só descobri que tinham feito o filme a partir do livro, na leitura desse mês, quando discutíamos no 1º ano sobre algumas opções...

    Vi o filme pela 3ª vez há um mês e me derramei em lágrimas, pois me lembrei de pessoa muito querida.
    É uma história que comove e nos envolve realmente.
    Sua resenha ficou 10! Parabéns.

    Um abraço carinhoso
    Profª Regina

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!