quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Pequeno Príncipe POR JULIANA



Talvez agora eu consiga perceber melhor todas as coisas a minha volta, nem tudo é o que parece ser, é preciso olhar um pouco além, usar a imaginação e viajar dentro de si.

 A história do livro O Pequeno Príncipe é sobre um aviador que caiu com seu avião em um deserto e lá encontrou um pequeno príncipe, um menino que fazia muitas perguntas, mas poucas, gostava de responder... Um menino que adorava ser criança, ver a vida como tal... Então pede ao senhor que lhe desenhe um carneiro. Depois de várias tentativas, o homem cansado lhe desenha uma caixa e era exatamente assim que o pequeno príncipe esperava. Logo passou pela cabeça do príncipe a questão das flores que o carneiro comeria, e o homem se mostrou desinteressado, se importando com o avião que tinha que consertar antes de oito dias. O pequeno príncipe indignado começa a questionar a importância das flores, e se lembra de sua flor amada de seu planeta, uma flor única. O homem então o consola, meio sem entender de onde vem esse planeta tão misterioso. O pequeno príncipe, em uma conversa com o aviador, começa a contar sua história, de como havia parado ali, então começou contando sobre sua  flor que surgiu talvez de um grão trazido de não se sabe onde. Muito vaidosa por sinal, reclamava das condições do planeta onde estava - era muita ventania... Então ele volta a se lembra de sua amada e se lamenta por ter fugido, e ter sido tão tolo ao fazer o que fez.  O pequeno príncipe decide conhecer novos planetas e passa por vários diferentes, mas o que mais lhe chamou atenção foi o quinto, onde os dias duram apenas um minuto, e o príncipe, como sempre usando sua imaginação para explicar tudo e conseguir uma solução. O pequenino visita o planeta Terra e encontra algo que podia lhe ajudar a voltar para seu planeta, mas o achou muito enigmático. Ao longo das estradas, encontrara milhares de rosas, e uma raposa, que o deixa intrigado ao dizer a palavra “cativar”. A raposa então, responde que cativar significa criar laços e ele percebe que foi cativado pela flor. 

Chamou-me atenção a forma com que a raposa fala dos homens, que hoje não veem mais necessidade de cativar as pessoas, por isso não tem mais amigos. O príncipe que cativara a raposa tem de partir, mas vai sabendo a importância de cativar. Na hora da partida, a raposa faz uma revelação simples, porém muito importante “só se vê bem com o coração, o essencial é invisível para os olhos”.

Vejo tamanha importância em cativar o que ou quem tenho e  realmente dar importância as simples coisas.

O que mais diferenciou o filme do livro, é a parte musical que compõe quase todo o filme, porém, em relação a história, foi exatamente como eu imaginei tudo. Eu não esperava que iria me surpreender tanto com a história do pequeno príncipe, confesso que comecei a ler, pensando que seria um livro bobo para crianças, mas a história tem um fundo emocionante, que faz com que a gente realmente reveja alguns conceitos sobre o que damos importância e como verdadeiramente devemos ver as coisas.

6 comentários:

  1. Juliana, querida...

    Desculpe-me pela demora em postar sua resenha. Mas a vida de professora em ritmo de fim de ano é mais atarefada que a do 'acendedor de lampiões',rsrs.

    Para compensar um pouco, quero ser a primeira a comentar o seu texto e este também é o meu primeiro comentários sobre as resenhas.

    Já disse na sala que você me surpreendeu. Gostei muito da forma como contou a história e também de suas análises e reflexões. Realmente O Pequeno Principe é muito mais do que uma história infantil.

    Parabéns pela resenha
    Um abraço
    Profª Regina

    ResponderExcluir
  2. Miguinha, você sempre me surpreende. Não só nessa mas como em todas, não só hoje mas sempre!
    Suas resenhas estão ficando cada vez melhores, continua assim.. Que você passa fácil na UFES.

    Parabéns, Veri miguinha linda

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos a irmã Regina se desculpou, rs. Ju, eu amei sua resenha, acho que dentre todas essa ficou a melhor. Você escreve muito bem, sempre te disse isso. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço pelos elogios..
    Esse livro com certeza me deixou marcas, há frases nele que eu levarei pra sempre comigo. É um livro que realmente vale a pena ler, seja adulto ou criança.. qualquer idade. A mensagem que ele passa é simples, mas de uma importância sem tamanho!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha ,ficou boa!!
    ArthurZ.M.

    ResponderExcluir
  6. o pequeno principe sempre me lembrou e sempre me lembrará a regina.. ainda mais com os comentários feitos a lapis no livro!!! uehuehueh um dia, quando ela for lançar o dela, vou fazer altos comentários e dps dar pra ela de presente uehueh
    parabéns pela resenha juu!!

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!