segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Querido John POR SAMANTHA


Mais uma vez Nicholas Sparks me emociona com seus livros, em apenas ler o prólogo de “Querido John” meus olhos já lacrimejam, é o meu livro favorito! 
 
“John cresceu sem o amor materno, seu pai o criou dando amor a sua maneira, mas não foi o suficiente para John que quando chegou a sua adolescência se revelou mais um dos garotos rebeldes que não prometiam nenhum futuro. Mas com o tempo ele cansou da vida de mulheres, bebidas e brigas e decidiu se alistar  no Exército Americano. Amadureceu muito lá, mas tudo mudou quando ele volta para sua cidade natal na Carolina Do Norte para uma licença de duas semanas.”

John conheceu  Savannah, foi um amor a primeira vista e logo percebeu que não era apenas um amor de verão. Savannah, uma garota religiosa que estava ali de férias da faculdade, também se apaixona por John e eles vivem as duas semanas mais apaixonadas e intensas de suas vidas. Quando essas duas semanas se passam ele deve voltar a sua base na Alemanha, mas antes promete que irá se casar com ela. Eles conversam por cartas durante um ano, depois ele retorna, ela já estava formada na faculdade e John passa a morar com ela. Outras semanas intensas com muito amor, brigas e diferenças.
Algo inesperado acontece, o destino nem sempre esta a favor das pessoas. Ocorre o atentado de 11 de setembro, John acaba se alistando para lutar na guerra e ficar mais dois anos longe de Savannah. Mas em dois anos muita coisa pode acontecer e John irá descobrir que há outras formas de amar uma pessoa verdadeiramente.

A adaptação do livro para o cinema tem suas diferenças. E sinceramente eu gostei do filme, confesso que gostei até mais do filme, que eles mudaram um pouquinho, do que do final do livro que me deixou muito desolada. Existem cenas do livro que eu achei importantíssimas e para minha surpresa retrataram do jeito que eu imaginava no filme, gostei muito! Algumas coisas foram cortadas, obviamente, mas o filme continua lindo.

Quero terminar minha resenha fazendo uma pergunta que o autor faz no começo  do livro a todos que lerão esse texto, sempre ousado ele faz uma pergunta que eu penso muito sobre ela “ O QUE  SIGNIFICA AMAR VERDADEIRAMENTE UMA PESSOA?”, alguém aí sabe responder?

2 comentários:

  1. Samantha,

    Assim como vc, também adoro Querido John, ele tem um significado muito profundo pra mim... Um dia já existiu um John pra mim rs, não foi tão bonito quanto o de Savannah, mas teve lá seus momentos rs. Adorei sua resenha, só achei que pudesse falar um pouco mais das outras personagens além deles. Quantos as diferenças entre filme e livro, confesso que foram poucas e pouco significativas também. Como em Diário de um Paixão, Querido John teve um final um tanto triste ao meu ver, por isso gosto do final do filme, ele pelo menos deixa uma dúvida (e eu penso no lado positivo dela rs). Falar de amor é um assunto meio filosófico, quanto mais amor verdadeiro rs. Quando li esse livro também fiquei me fazendo essa pergunta durante um bom tempo, até descobrir a resposta (ou o que eu acho que é a resposta rs). Parabéns!! =D

    ResponderExcluir
  2. Samantha,
    Eu percebi nesse tempo todo o quanto você adorou esse livro e o quanto ele significa pra você, sua resenha ficou muito boa, mas apesar das diferenças entre filme e livro, amei o filme ter existido, porque ainda há uma esperança, como a Gabi disse, já o livro, é final lindo, mas que dilacera qualquer um.
    Talvez você pederia ter feito a resenha em um tom um pouco mais pessoal, mas de qualquer modo, gostei muito dela.

    Júlia.

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!