segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Diário de uma paixão POR ARTHUR


            Este livro trata-se de uma história escrita por Nicholas Sparks, e através dessa história se fez o filme com o mesmo título. E com a proposta de leitura de um livro que virou filme, o escolhi pelo simples fato de além de ser uma linda história de amor, peguei emprestado tanto o livro com um colega quanto o filme na locadora, e outro motivo importante foi por falarem bem se seu escritor que já tem obras como Querido John, Um amor para recordar e outros –  a maioria é história de amor.
            Ao ler esta obra pude perceber que quando fui assistir ao filme se tinha várias diferenças, pois no livro explica mais e não é tão resumido como no filme que cortou várias cenas que tinha no livro. Mas mesmo assim tive a conclusão geral do livro e do filme que conta uma história de dois idosos no asilo, o senhor Dick que fica responsável por contar uma história sobre um casal (Noah e allie) a sua esposa que esta com mal de Alzheimer.
Na história do livro Noah e Allie se conhecem no parque durante o verão através de um amigo de Noah o Fin, mas no filme foi mais radical Noah subiu na roda gigante na frente de Allie e diz que ia se jogar se ela não saísse com ele, e no final deu certo e ela aceitou, e a partir disso começaram a sair várias vezes, mas os pais de Allie não gostavam disso, pois eram ricos e não queriam que ela namorasse um pobre como Noah, e com isso foram embora levando Allie e os separando. Após isso Noah mais velho foi servir na guerra onde ficou anos e  perdeu seu amigo fin bombardeado ,mas escreveu todos os dias uma carta durante um ano para Allie  e infelizmente não chegava a sua mão porque a mãe de Allie escondia todas as cartas.
Após voltar da guerra resolveu comprar uma mansão que tinha prometido a Allie, com o dinheiro de empréstimo pelo motivo de ser um soldado que voltou da guerra. Assim se passaram 14 anos e apos à reconstrução da casa, Allie que estava noiva viu o anúncio em um jornal e decidiu reencontrar com seu passado, ou seja, com Noah. Quando se reencontraram voltaram a fazer as mesmas coisas de quando eram jovens, navegar no lago e outras coisas e com o tempo voltaram a se relacionar e a se apaixonar fazendo assim com que Allie ficasse Com Noah em vez de se casar com seu noivo, o Lon que era rico e bem sucedido e o marido perfeito para ela de acordo com os pais dela.
O mais impressionante e emocionante vem no final do livro, e já no filme nem tanto por já saber a história, é quando se descobre que os dois velhinhos no asilo são eles o Noah e a Allie e que Noah tenta trazer a memória dela de volta contando essa história dos dois, apesar de todos acharem isso um absurdo porque já era irreversível a doença e a família deles já não queriam que ele fizesse isso, mas ele falou: "Estamos falando do meu amor, não irei abandoná-la. Esta é a minha casa agora, a mãe de vocês é a minha casa." E o final é ainda mais emocionante!...
            É uma história realmente impressionante e emocionante e incrível história de amor e recomendo muito este livro para todos, porque é um livro e um filme muito bom mesmo, e pode-se perceber que há uma diferença entre o filme e o livro, mas no final os dois passam a mesma mensagem apesar de faltar no filme algumas coisas que se tem no livro, mas mesmo assim vimos uma história de amor real e verdadeira e também percebemos a valorização da pessoa amada. Portanto uma frase que define bem essa história e que esteve em uma cena é, "Essa é a história de nossas vidas. Leia para mim e eu voltarei para você."

5 comentários:

  1. Arthur,

    Eu já tive a oportunidade de ler e assistir o filme e gostei muito. Acho uma história muito bonita e mostra que apesar de tudo, inclusive do tempo, o amor pode sim sobreviver. O livro é lindíssimo, mas confesso que prefiro o final, somente o final, do filme, acho mais "perfeito" (pra mim no livro eles enrolam muito quando ambos ficam doentes). Sua resenha relatou a história de uma forma simples e ao mesmo tempo objetiva. Adorei quando colocou as frases mais marcantes (poderia até ter colocado mais rs). Parabéns! =D

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por comentar minha resenha ,e que bom que você gostou porque procuro sempre melhorar cada vez mais e realmente esta história é linda e muito boa ,e apesar de não ser fácil fazer uma resenha dessa história eu acho que me sai muito bem dessa vez.

    ArthurZ.M.

    ResponderExcluir
  3. Arthur,
    Essa história é realmente fascinante, o modo como você destacou certos pontos entre o livro e o filme mostra sua atenção aos detalhes, mas, sinceramente, eu gostei bem mais do desenrolar do filme, torna tudo mais encantador mostrando a juventude deles. Mas, enfim, gostei da sua resenha.

    Júlia.

    ResponderExcluir
  4. Arthur,
    Nem li toda sua resenha com medo de ter contado o final rsrs pois este é meu livro deste mês.
    Estou muito empolgada, a historia é realmente linda.

    Parabéns pela resenha Tutu.

    ResponderExcluir
  5. Tutuzi, como a própria Regina disse você tem melhorado cada vez mais em suas resenhas. Seja nas vírgulas ou até mesmo, na menor quantidade de linhas rs

    Eu amo essa história, e você destacou pontos importantíssimos que me deixou com vontade de ver o filme mais uma vez!
    Como garoto, você entendeu bem a essência do contexto de Nicholas, parabéns.

    Beijos Veridiana

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!