sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Percy Jackson e Os Olímpos - O Ladrão de Raios POR THALITA


Obra:  Percy Jackson - O ladrão de raios
Autor: Rick Riordan
Editora: Intríseca
Páginas: 254
Justificativa: Como não tinha um livro a meu dispor, a professora de Biologia me indicou Percy Jackson, por ser relativamente pequeno e bom. Até peguei emprestado dela.

O protagonista do livro é Percy Jackson um menino que pensava ser normal mesmo tendo problemas do tipo: dislexia e déficit de atenção. E só aprontava na escola e já estava ao ponto de ser expulso de novo. Seu amigo Grover, na realidade no mundo dos deuses ele era o seu protetor, pois criaturas do mundo mitológico queria afrontá-lo e matá-lo de qualquer jeito.

Ao descobrir que era filho de um deus, Percy teve que ir para um acampamento chamado meio-sangue (semideuses), esse lugar era para pessoas que eram filhos de um deus ou uma deusa com um humano. Mas por regras do Olímpo, seu pai ou sua mãe – deus – não podia ter contato com o filho.

Os deuses do Olímpo perceberam que o raio-mestre de Zeus tinha sido roubado, e quem estava sendo acusado era Percy Jackson. Antes de entrar para o acampamento, um monstro tinha transformado sua mãe em pó. Com isso, seu tio Hades apareceu em chamas numa fogueira na hora do jantar e disse que queria o raio até o solstício de verão, se não, não devolveria sua mãe. Como Percy nunca deixaria sua mãe lá, sabendo ainda que estava viva, resolveu fugir do acampamento mesmo consciente que o líderes não tinham deixado. Com ele foi Grover e Annabeth, uma menina que conheceu no acampamento. Tiveram que até o mundo dos mortos para essa missão.

No final de tudo conseguiram, depois de muita luta, pegar o raio – mestre e sua mãe. Após saírem dali, foram direto para o Olímpo entregar o raio para Zeus. Lá encontrou seu pai. Ao voltar para casa ele recebeu uma caixa, um pacote, algo assim, onde podia fazer o que quiser. Então perguntou ele à sua mãe se queria se livrar de Gabe, padrasto de Percy, ela hesitou, mas depois concordou. Portanto, Gabe foi embora, e só ficaram os dois. E foi então passar um ano morando com a mãe no mundo dos humanos.

Ao ver o filme, observei grandes diferenças entre o livro. Faltam muitas partes no filme que existem no livro; não é composto de muitos detalhes, até importantes que no livro contém; o final do filme é totalmente diferente: no livro, acaba com Percy, Grover e Annabeth voltando para o acampamento e juntando suas coisas para ir embora para suas casas. Já no filme, acaba com Percy voltando para o acampamento, e Grover que tinha ficado preso no mundo dos mortos, pois só tinha três pérolas para trazer os quatro de volta, Grover como era o guardião ficou lá. E  assim que Percy chegou ao acampamento Grover já estava lá e Annabeth também. E o final acaba com Percy e Annabeth lutando.

Tem outras divergências como: o livro fala que todos usavam uniformes laranjas escrito ”Acampamento meio-sangue”, já no filme, vestiam roupas de guerreiros e não tinha nada escrito. Existem outras ainda, citei apenas algumas. Mesmo contendo diferenças grandes ou pequenas, a história em si é a mesma.

Particularmente, gostei muito de ter lido o livro e especialmente de ver o filme. Achei interessante, aprendi um pouco de filosofia, a história e nomes de alguns deuses. A única falha que teve nessas produções foi a falta de consenso entre o livro e o filme. Mas realmente, gostei muito e indico para quem gosta de mitologia grega, e pra quem não gosta também, fica à sua disposição.

3 comentários:

  1. Thalita,

    Confesso que adorei o filme, mesmo não sendo fã de história rs, considerando o filme, o livro deve ser muito bom, mesmo que esse estilo não me agrada muito, pretendo ler ele nas férias, porque agora falta tempo, além disso minha titia sempre me fala dele, então quero saber o motivo. Adorei sua resenha, ficou simples, mas ressaltando seu ponto de vista e as diferenças entre filme-livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Agora me deu mais vontade de assistir o filme, gosto muito de mitologia grega e quando li essa resenha fiquei doido pra ver kkkk, e achei a resenha muito boa, parabéns!
    JP do 1º ano.

    ResponderExcluir
  3. rrsrs. aee JP, nao sabia que gostava de mitologia. rsrs
    muito obrigada pelo seu comentário, e obrigada Gabi tambem!" :)
    Beijos Thalita

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!