domingo, 4 de dezembro de 2011

MORTE E VIDA DE CHARLIE ST. CLOUD presente do Profº Ilquias para Jéssica Ferrari




Autor do Livro: Ben Sherwood
N° de páginas: Novo Conceito
Editora: 290
Todo projeto, trabalho ou desígnio tem um fim, por mais que nos entristeça. Estamos agora, no fim do nosso desafio literário de 2011, projeto que gerou leitores e abriu as mentes daqueles que já existiam. Não tenho palavras para descrever esse ano que se acaba. Foi extraordinário, inexplicável, excêntrico, divertido, agradável, singular... Para finalizar esse ano tão especial, nos foi proposto um amigo livro, uma experiência completamente nova para mim.
Fui presenteada com o livro “A Morte e Vida de Chalie St. Cloud”, de Ben Sherwood. É um romance interessante que, apesar de inverossímil, provoca uma série de emoções no leitor, que se apaixona pela linguagem fácil, pela descrição detalhada das cenas e pela história repleta de magia e esperança protagonizada por Charlie, um jovem sensível e charmoso. Após resistir a um acidente responsável pela morte de seu irmão Sam, ele ganha o dom de conversar, ver e interagir com espíritos. Durante treze anos manteve-se firme, cumprindo fielmente uma promessa: todos os dias quando anoitecia ele encontrava seu irmão no cemitério. Os dois jogavam baseball, e apesar de tudo, se divertiam muito, realmente se amavam. As complicações que aparecem ao desenrolar da história evidencia esse fato. Todas as decisões refletiam naquela promessa, que poderia ser quebrada a qualquer momento, mas nunca abalaria o profundo sentimento que unia os dois irmãos: verdadeiros laços fraternos.
            Charlie trabalhava no cemitério, pois ali estaria mais perto de Sammy e do cachorrinho Oscar (que também morreu no acidente). Nesse lugar, depois de tantos anos preso àquela promessa e à mesma cansativa rotina, o rapaz conheceu Tess Carroll, uma encantadora velejadora, que mexeu com os seus sentimentos e virou sua vida de cabeça para baixo. Tess, na verdade era um espírito que estava entre a vida e a morte devido ao acidente que sofreu com seu barco, o Querência. Confesso que fiquei um tanto desnorteada com esse fato, quero dizer, já é estranho alguém conseguir ver espíritos, mais estranho ainda se apaixonar por ele. Charlie também ficou surpreso e iniciou incessantes buscas, até encontrar um papel escrito por Tess. As palavras “Venha me encontrar” o guiou até o local do acidente. Nesse dia o jovem quebrou a promessa com Sam e não foi ao seu encontro no cemitério. O que Charlie faria então? Optaria por ficar com Tess, seu verdadeiro amor, ou com Sam seu irmão???
            Dividido entre dois mundos, Charlie me inspirou com sua coragem e sabedoria. Mostrou-se forte a todas as atribulações que se encontravam no caminho. Não é o melhor livro que já li, mas realmente me encantou, me faz acreditar em milagres e a querer “mergulhar em busca dos sonhos”.

3 comentários:

  1. Jess,

    Esse é um livro belíssimo, mas não meu prefirido e nem o seu, imagino rs. Mas ele me tocou de uma form tão profunda que eu não me apaixonei pela história de amor, e sim pelos amor entre os dois irmãos. Concordo com você, é meio confuso ter que imaginar um romance entre um espírito, como eu disse em minha resenha, não sou familiarizada com eles, então isso me assustou um pouco rs (Eu sei que me assusto com muitas coisas, então descarta o que eu disse rs). Apesar do desafio, você fez uma ótima resenha. Nela eu vi uma Jess pertencente ao mau do século digamos rs... Saudades todos vamos sentir e sim, tudo termina. Esse ano foi um ano maravilhoso e quando ele terminar de vez, não vamos ficar tristes, vamos comemorar porque vivemos momentos bons e fortalecemos ainda mais nossa amizade.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. realmente, o ano foi mt bom!! mas lendo sua resenha me senti até meio burra :( cada palavrinha ein jejé uehuehuheuheuhe
    tive que ler o mesmo livro esse mes.. :( mas parabéns pela resenha! bj

    ResponderExcluir
  3. Jess,
    Concordo com a Ravany, algumas palavras quase me fizeram pegar o dicionário, rs. Mas sua resenha ficou muito boa, diferente das outras, até porque é um estilo de livro que vc não costuma ler, mas de qualquer modo gostei do modo como vc descreveu a história.

    Júlia.

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!