domingo, 4 de dezembro de 2011

MORTE E VIDA DE CHARLIE ST. CLOUD presente de Thalita para Veridiana


Começo minha resenha com uma pergunta: O que você faria se a vida lhe desse outra chance?
Eu não soube e nem sei se um dia saberei responde-la, e tenho certeza que Charlie não saberia, não antes do acidente que mudou sua vida por completo.

A história começa com uma tragédia, e também com um milagre, fatos que determinarão a vida de Charlie e todo o enredo. Com a perda do seu irmão caçula, e mesmo com o milagre de sua salvação, ele não consegue seguir com sua vide de forma como sempre sonhou e esperou. A relação entre ambos era tão forte que mesmo após a morte de Sam, Charlie continua vendo seu irmão e cumprindo a promessa feita na noite do acidente. Desistindo de tudo, começa a viver em função do irmão, passa a morar em um cemitério e anseia todos os dias o por do sol para ver Sam.

Uma história muito bonita de recomeço e de segunda chance, nos passa tanto no prólogo quanto na própria história uma mensagem onde o autor faz com que o leitor reflita e perceba o que é a realidade e, sem dúvidas, nos mostra e ensina diversas lições para a vida. Ao meu ver, este é o ponto forte do livro. O autor não expõe qual a forma certa de superar a dor e seguir em frente depois de uma perda essencial em nossas vidas, apenas retrata da forma que acha certo e com certeza nos comove.

Tanto a narrativa quanto os personagens são um tanto quanto complexos, por isso nãoconsidero “Morte e vida de Charlie StCloud”  um livro “leve” e confesso que não foi fácil manter o interesse em uma história que desde o início retrata dor e sofrimento, apesar disso acho que o livro tem diversas páginas surpreendentes. A forma como Tess entra na história para ajudar Charlie a seguir em frente e superar seu irmão, são muito bem escritas e detalhadas.

Como já havia dito, é um livro muito bonito que apesar de ser exaustivo, não chega a ser um desperdício de tempo – rs – pois contém uma mensagem maravilhosa , e na minha opinião o filme segue a risca do livro, conseguindo passar a mesma mensagem, de forma mais descontraída.

4 comentários:

  1. legal.. só eu que nao leio o prologo? uehuheuhe
    bela resenha siiis!! :D

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre leio o prólogo, sempre. E costumo a ler na própria livraria rs.

    Obrigada sis.

    Veridiana

    ResponderExcluir
  3. Veridiana,
    Achei muito interessante o modo como várias pessoas leram o mesmo livro esse mês, mas escreveram de modos tão diferentes. Você escreve de um modo único também, sua resenha, voltada para as lições do livro, foi emocionante. Gostei muito.

    Júlia.

    ResponderExcluir
  4. Miga, sua resenha ficou muito boa, adoro seu jeito de escrever, me prende. Porque não escreve um liro? (rsrs)
    Parabéns!

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!