domingo, 4 de dezembro de 2011

"A GUARDIÃ DA MINHA IRMÃ" presente da Gabriela para a Luiza


Este livro foi lançado em 2009 com o filme “Uma prova de amor”. Creio que muitas pessoas já ouviram falar nesse filme, eu particularmente havia ouvido falar nele poucas vezes, por isso não sei se o filme segue fielmente o livro. Ele conta a história de uma família com três filhos e um deles sofre de LPA (Leucemia promielocítica aguda). Kate a filha do meio, é a portadora desse câncer, fora ela, Sara e Brian tem Jesse o filho mais velho e Anna, a filha mais nova. Anna foi fruto de uma fertilização in vitro para ser compatível com a sua irmã geneticamente, já que a chance para salvar Kate da doença era usar o sangue do cordão umbilical de um bebê compatível com o sangue dela. A família de Anna só não sabia que Kate viria ter uma recaída e precisaria de linfócitos a princípio e mais coisas depois, para combater a doença.
Já com treze anos, Anna havia perdido a conta de quanto já tinha doado à Kate. Mas até então ela não reclamava, até chegar o dia em que foi diagnosticado em sua irmã falência renal, e ai Anna precisaria doar um de seus rins. Mas e se ela precisasse de um rim no futuro? Era essa a preocupação dela. A menina decidiu então não “se doar” mais a sua irmã, e como seus pais não aceitariam isso, ela mesma contratou um advogado para seu caso. Campbell Alexander (o advogado), a princípio não levou muita fé em Anna mais com o tempo e com a insistência dela ele aceitou seu caso, e indicou uma curadora para ela. Júlia Romano. Júlia a acompanhou em todo o processo contra seus pais juntamente com seu advogado Campbell.
Durante o processo de emancipação médica a vida de Anna virou de cabeça para baixo, ela e seu pai saíram de casa, Kate teve várias crises nesse período, etc. Mas com tudo isso algo de bom aconteceu, Anna mesmo com o processo amava muito sua irmã e ficou feliz em saber que ela havia conhecido um menino no hospital e que sua irmã estava amando ele. Tudo o que contei até agora foram só parte dos acontecimentos do livro que minha coleguinha Gabii me deu de presente, não se tudo que está no livro está no filme com falei antes. E por isso não contarei o final. Já que foi uma parte muito surpreendente para mim, mas espero que vocês leiam.

5 comentários:

  1. Luh,

    Livros como esse causam polêmica, mas ao mesmo tempo mostram a realidade, não só como a mãe de Kate pensava e agia, mas como todos os personagens. Ainda não terminei de o ler, porém está sendo bom, um ótimo passatempo. Apesar do desafio, espero que você tenha gostado.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. eu particulamente nao gostei muito desse filme (apenas vi o filme rs) acredito que seja igual ao livro..
    realmente, o final foi uma das melhores partes do filme! emocionante!! o importante é que tu gostou do livro rs

    ResponderExcluir
  3. Não achei que gostaria do livro quando o vi pela primeira vez. Mas ao ler resumos pela internet e ler sua opinião acerca, achei uma história bastante real.. E cheia de polêmica, o que me prende bastante a atenção, rs.
    Está de parabéns, conseguiu o objetivo maior do blog, fazer os demais se interessarem pelo seu livro através de suas palavras

    Beijos Veridiana

    ResponderExcluir
  4. Luh,
    Apenas vi o filme com essa história, e foi um dos mais deprimentes que já vi. O livro, pelo que vc contou, parece ter muitas diferenças em relação ao filme. Mas sua resenha foi muito interessante, gostei do modo como vc falou da história.

    Júlia.

    ResponderExcluir
  5. Luíza,

    A gabi realmente te presenteou com um ótimo livro. Como ele mesmo disse, retrata a realidade e as polêmicas a respeito do câncer, o sofrimento e a vida dos personagens. Tenho certeza que você pode refletir muito sobre o assunto e formar sua opinião! Parabén pela resenha!
    Jéssica Ferrari

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!