domingo, 7 de agosto de 2011

O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO por Arthur

Obra: O homem da máscara de ferro
Autor: Alexandre Dumas.
Editora: Scipione
N° de páginas: 87.
Neste mês a proposta de leitura foi um livro clássico universal. Eu escolhi “O homem da Máscara de Ferro”, pois além de sua capa chamar a atenção, é um livro muito interessante e muito bom de ler, porque não é chato e sem graça. Nunca tinha lido um clássico Universal, e pela primeira leitura posso perceber que se trata de um livro com histórias antigas que aconteceram há séculos atrás e que são famosas até hoje.
A história do homem da máscara de ferro acontece na frança, na época em que Luis14, filho de Luis 13, era o rei. A forma de governo era muito autoritária, procurando também concentrar os poderes ao Luis 14. Com isso muitos não gostavam da forma de Luis governar o país, incluindo Athos que se rebelou mais ainda ao saber que o rei estava “roubando” a mulher de seu filho Raul, chamada Louise que com isso infelizmente se apaixonou pelo rei, e assim Athos que era mosqueteiro do rei decidiu-se se desfazer do cargo e morar em outro lugar com seu filho. Outro contra o rei era Aramis, ex-mosqueteiro e agora bispo, que sabia um segredo da época que trabalhava para o Luis 13, e esse segredo, poderia tirar Luis 14 do trono, resolvendo assim os problemas de autoritarismo e os problemas de Athos.O segredo era que Luis tinha um irmão gêmeo,chamado Felipe,que estava preso a anos,pois o Luis 13 resolveu dar o trono a um só filho prendendo o seu outro filho em sigilo absoluto.Aramis sabia desse segredo ,pois era um  mosqueteiro fiel do rei.Em visto disso a história se passa com Aramis fazendo planos,como o de trocar os dois de lugares ,Luis ir para a prisão e Felipe se tornar rei,mas se fazendo passar por Luis.Assim acabaria com  o autoritarismo e a hegemonia de Luis .
Mas isso não foi possível, pois Aramis contava com vários amigos, e somente dois não se juntaram a ele, sendo fouquet, súdito do rei e D’Artagnan,capitão dos mosqueteiros,que além de não o ajudarem no plano o atrapalharam  ajudando ao rei Luis  que ,resolveu aprisionar Felipe em uma ilha com uma máscara de ferro no rosto para que ninguém saiba desse segredo ,porque se descobrissem  poderia perder o trono.Esse clássico Universal é muito conhecido ,pois ele é representado em muitos lugares ,como atualmente em nossa novela das seis chamado Cordel Encantado,que usa algumas características ,como o homem com uma máscara de ferro no rosto.

8 comentários:

  1. Arthur, estou gostando de ver seu empenho no desafio. Está lendo ótimos livros e nos dá muitos detalhes das histórias contidas neles, assim como o fez nessa resenha e em outras também.

    Já vi o filme O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO e é realmente uma história instigante. Tenho certeza de que o livro é mais interessante. Caso se interesse veja o filme agora pra analisar como eles fazem a versão da história em vídeo.
    Depois conte-nos o que achou? Ok?

    Um abraço
    Profª Regina

    ResponderExcluir
  2. Ok,vou procurar assistir o filme e depois te falo de minha conclusão,e obrigado pelo comentário ,e queria te dizer que estou me esforçando muito ,pois eu mesmo praticamente não lia um livro ,e com esses desafios já estou lendo vários.obrigado!!
    ArthurZ.M.

    ResponderExcluir
  3. Bom, estou fazendo um trabalho sobre este livro,esta sendo bem legal. Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  4. é muito bom esse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele e bom mesmo estou lendo pr fazer um teatro na minha escola.

      Excluir
  5. eu gostei muito do livro

    ResponderExcluir
  6. Existe algum fato que pode ser comparado com a vida real na obra ?

    ResponderExcluir
  7. Valeu Professora eu vou sim me esforçar. E obrigado pelo comentário.
    Arthur Z. M.

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!