segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA - PARTE III e Considerações Finais



Em setembro, o desafio nos proporcionou reviver os contos, especialmente os que nos remetessem aos contos de fadas. Também foram raros os títulos à disposição. Chegamos até ir à biblioteca pública de nossa cidade – A Casa de Cultura – em busca de outros títulos e mais opções. A empolgação foi grande, mas o resultado das leituras me deixou um pouco frustrada, esperava mais das resenhas, das reflexões e minhas expectativas não foram alimentadas, se quer leram e responderam às minhas contestações nos comentários do blog e o pior, tem gente que ainda não devolveu o livro emprestado à biblioteca. E tamanha foi a minha decepção, que cheguei a postar um texto motivado pelas minhas indagações; acho que teve gente que nem leu. Nele faço menção a um texto lido no início do ano, para que refletissem “comigo sobre o papel deles enquanto alunos, o meu enquanto professora, a nossa postura enquanto cidadão, cidadã, enquanto ser humano e o que podia mudar em relação aos outros, em relação a fazer a diferença nesse mundo. O Texto dizia que a cada 100 pessoas, apenas 5 são especiais. E nós podemos escolher qual grupo queremos pertencer. O grupo que faz de tudo para estar nos 5% ou pertencer ao resto? [...] Diante de alguns comportamentos observados, tenho refletido se faz alguma diferença estarmos na frente de algum grupo, seja ele qual for. Será que as palavras ainda tocam? Será que os livros ainda transformam vidas? Será que alguém ainda ensina algo para alguém?”
E em meio às minhas indagações, eis que surge alguém para acalentar meu coração: Sim, Regina. Faz diferença, esse é o segredo da "coisa", temos que acreditar, é da nossa natureza, temos que lutar pelo que acreditamos e achamos certo, mesmo que na hora ninguém te leve a sério, mesmo que te ridicularizem, porque podemos mudar e sofrer mudanças. Afinal, se é nas pequenas coisas que nos tornamos grandes pessoas, vamos fazer a nossa parte, TENTAR fazer a diferença na vida dos outros, nas pequenas coisas, nos detalhes, em um simples conselho. Você pode achar que todo esforço foi em vão, mas talvez aquela pessoa, mesmo sem demonstrar ou sem você perceber, lembrou de você.”
Restabelecidas confiança e fé, seguimos rumo a uma ‘pedreira’ para muitos no desafio: ler um romance clássico histórico brasileiro. Eis que surge uma polêmica: alguém diz que esse estilo é para pessoas ‘mais velhas’. Será? Houve alguém que criticou o comentário, outros reconheceram que gostam desse tipo de leitura. Enfim, é por isso que o projeto é chamado Desafio Literário, gente. Ser desafiado é ser levado a fazer coisas que não são costumeiras, comuns; que não estão dentro do que sabemos; do que imaginamos não gostar de fazer. Se fosse fácil não seria desafio. Por isso no início citei Martin Luther King Jr : A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio.                                                                                                     

Muitos se mantiveram firmes até o término desse desafio literário, outros nem tanto; da lista dos nove livros a serem lidos em 2010, alguns nem foram folheados, eu sei. Outros até, quem sabe, serão relidos um dia. Afinal, pelo menos um livro que os participantes poderão chamar de seu, é o livro lido em novembro: um livro presenteado. Esse foi o ‘estilo’ escolhido para terminar o ano: ler um livro recebido de presente pelo colega de sala. Foi muito interessante e prazeroso realizar um ‘amigo livro’. Todos tiveram cuidado na escolha do presente. Escolheram o que podia agradar ao leitor presenteado. Foi feito pesquisa de interesses, foram dadas indiretas, foram feitas análises de títulos. Gostei de ver o empenho. Nesse momento foram feitas descobertas das inúmeras opções que temos ao nosso dispor numa livraria. Quantos títulos chamaram a atenção! E apenas um exemplar foi escolhido. Teve gente que até reconheceu: “talvez se os jovens frequentassem mais bibliotecas, livrarias poderiam encontrar ali livros que lhes chamassem a atenção e passariam a ler com maior freqüência”.
Segundo o meu querido Drummond A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.” O meu intuito ao realizar esse projeto “Que Tal Um Desafio Literário Em 2010?” era tentar fazer com que meus alunos sentissem, pelo menos um pouquinho, dessa sede.

Valeu a pena? Indagou Fernando Pessoa, certa vez em um dos seus poemas. Ele mesmo respondeu: “tudo vale a pena se a alma não é pequena.” Sim. Valeu a pena o desafio. Os alunos mesmos me disseram isso:
“Foi bom, aprendemos coisas novas; serviu para eu ler mais; foi o início para eu me habituar a ler.” Paulo Victor.
“Gosto de ler Machado de Assis. Identifico-me com os clássicos. Não gosto muito dos livros que se tornaram filmes. Gostei da experiência de dar e ganhar livros, a propósito, Melancia, gostei e indico. É triste quando alguém indica um livro e você não lê!” Amanda
“Confesso que não li todos os livros, mas a maioria eu li e gostei.” Thiago
“O livro que mais marcou foi O Pequeno Príncipe.” Theo
“O personagem que mais me cativou foi o protagonista do livro ‘Sete desafios para ser um rei’ – Stach –, ele não desistiu de seus sonhos, nem mesmo nas horas mais difíceis ele desistiu de ser rei.” João Lucas
Ainda teve a experiência de interagir no blog: “Foi diferente e legal. Não tinha o hábito de visitar e ler blogs e eu aprendi. Visitei e conheci outros blogs. Li até outros relacionados a literatura para conhecer e escolher os próximos livros a serem lidos.” Tainara
Gostaria de terminar dizendo o que a Patrícia disse: “Não quero esquecer de falar que adorei esse ano, de compartilhar minhas leituras com vocês, espero que tenham gostado, vou sentir muiiita falta disso!”
Vou sentir muitas saudades de vocês!
Obrigada por aceitarem participar do “Desafio”. E ótimas leituras a todos!!

3 comentários:

  1. Quando o ano iniciou e o desafio foi proposto, jamais poderia imaginar os resultados que foram obtidos.

    Sou uma apaixonada pela leitura, pela escrita e ver esses meninos e meninas lendo, ler suas resenhas e agora, as reflexões informativas que fizeram a respeito do Desafio só me faz ficar feliz e acreditar que a literatura, o ler e o escrever podem e devem ser cultivados e fazer isso nem é tão difícil é só ter professores sonhadores e dispostos a trabalhar.

    Parabéns Regina! Parabéns 3º ano! Parabéns a todos, especialmente àqueles que aprenderam a ler de fato e a gostar das incríveis histórias que brotam dos livros.

    Que esse não seja um final em si, mas o começo de muitas e muitas páginas encadernadas, lidas e escritas.

    Bjo a todos.

    ResponderExcluir
  2. Não só nostalgia. Caraca, foi o ano mais rapido vivido por minha pessoa. Gostaria de agradecer a vc Patricia por sempre estar presente no Blog, pode ter certeza que a sua presença aqui foi mt importante para tds nóos. Uma opinião a mais faz TODA a diferença. Espero que esse blog nao caia as teias e se torne penas mais uma pagina na web. Obrigada Regina por nos proporcionar essa incrivel experiencia. Valeu por tudo Galera, estamos ae sempre a postos pro que der e vier.

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!