segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

'Que tal um desafio literário em 2010?' RETROSPECTIVA - PARTE I



Dezembro chegou, com ele o fim do ano. Fim das aulas. Fim de uma etapa para os meus alunos – o Ensino Médio. Alunos que eu acompanho desde a 8ª série, que me suportam desde então: exigente, crítica, enjoada, brava (elogios tecidos a minha pessoa em muitas ocasiões), e ainda de bom humor, de mal humor, animada, desanimada...
Já sinto saudades. Este ano descobri que “Saudade é o amor que fica”. Ficarão muitas coisas, muitos momentos inesquecíveis vivenciados com eles. Desde alegrias às frustrações, tem de tudo um pouco. Afinal, foram quatro anos de caminhada juntos e muitas histórias para contar.
Em muitos momentos tentaram me enrolar com ‘histórias para boi dormir’, em outros, com histórias até verídicas, mas depois de tanto enrolo, quem acredita? Apostilas esquecidas; atividades não feitas; tarefas de casa não cumpridas; trabalhos não realizados; livros não lidos, outros lidos pela metade, alguns nem saíram da estante, aliás estão lá até hoje...
Tais atitudes nunca me desanimaram, nem me fizeram desistir. Não! Fizeram-me desafiá-los, instigá-los a descobrir o prazer de se enveredar, como Dom Quixote, pelo mundo mágico dos livros, da literatura. Alguém disse: “A iniciativa é boa, a professora é boa, o conteúdo é bom, mas haverá espírito de LUTA para conseguirmos vencer essa batalha!? Afinal, no terceiro ano há um espírito preguiçoso que paira sobre nós! Somos alunos acomodados! Será que tanto livro irá fazer Theo's da vida lerem mais e por prazer!?” Eis a questão!
No inicio deixei irem ao sabor das próprias forças, admiti que o espírito preguiçoso os conduzisse sem alarde, sem pressão e assim escolheram, de acordo com o estilo  infanto-juvenil, o livro a ser lido em março: por curiosidade, por falta de opção, pelo número de páginas, por identificação com o autor, por identificação com o tema.
Não me importei com as justificativas da primeira escolha. Era o primeiro passo conquistado. Leram o primeiro livro no ano de 2010 e teve gente que o primeiro de todos os anos de vida. Veio o segundo: “Memórias... Não foi lá essas coisas, não tínhamos muitas opções, “entre as obras disponíveis era a mais "feliz". Penso que será divertida e boa de ler!” Entretanto  até que alguns se desempenharam bem, merecendo elogios  pela resenha publicada no blog  após a leitura: “confesso que julguei o livro pela capa, desprezando-o, porém sua resenha despertou interesse e conseguiu mudar minha opinião.”  E  também teve quem não se decepcionasse com a escolha, mesmo  com as escassas opções: “O que eu mais fiz lendo esse livro foi rir...” [..] “Foi muito prazeroso fazer essa resenha porque eu adorei o livro.Quando fazemos algo com prazer e dedicação sempre fica melhor!”
Mesmo que ainda mínimos, os resultados vinham surgindo, podem ser percebidos nessas Simples Reflexões: “Não sou tão experiente, aprendo nas minhas aulas de literatura, mas o pouco que leio me faz viver mais. [...] Sou capaz de sentir a dor que desatina sem doer, de conhecer um defunto autor, de enlouquecer mais que Ismália, de ir ao espaço...”
Assim adentramos também outros espaços, outros universos através dos clássicos. Viajamos numa aventura extenuante com o Velho e o mar, pescando o maior peixe; passamos pela Grécia numa Odisséia; subimos o Morro dos Ventos Uivantes e chegamos à França dOs Miseráveis.

Um comentário:

  1. “A iniciativa é boa, a professora é boa, o conteúdo é bom, mas haverá espírito de LUTA para conseguirmos vencer essa batalha!? Afinal, no terceiro ano há um espírito preguiçoso que paira sobre nós! Somos alunos acomodados! Será que tanto livro irá fazer Theo's da vida lerem mais e por prazer!?”

    Nem fomos preguiçosos. hahahahaha

    beijos pattyy (:

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!