quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

João Lucas - EU SOU A LENDA


Neste mês eu li: Um livro presenteado

Livro: Eu sou a lenda
Autor: Richard Matheson
Editora: Novo Século
Nº de páginas: 295





O que você faria se vivesse sozinho no mundo, como se fosse a ultima pessoa a existir num lugar rodeado de vampiros sedentos de sangue? Na verdade, pensar nisso da medo, e é por isso que considero Robert Neville uma verdadeira lenda. O livro fala da paciência, do esforço e do sacrifício que ele fez para salvar a humanidade de um grande vírus.
Robert Neville após dois anos sozinho, convivendo em um mundo vazio com vários vampiros rodeando sua casa, começa procurar a cura para o vírus que transformou as pessoas em monstros sedentos de sangue. Robert tinha seu tempo cronometrado todo o dia e se ele perdesse um minuto de tempo, ele tinha que o repor em dobro para que conseguisse sobreviver no mundo sem que Ben Cortman e os outros vampiros o conseguissem pega-lo. Os vampiros só podiam sair a noite, e enquanto eles ficavam o perturbando ele tentava se concentrar nas lembranças de sua família e não tentar se suicidar.
Mais dois anos se passaram, e Robert encontrou um cachorro que ia em sua casa  todos os dias para comer a carne e o leite que ele colocava pra ele. Certo dia o cachorro não apareceu e ele foi atrás dele. Então o cachorro apareceu todo machucado, e ele o levou para casa para cuidar dele que estava infectado com a doença, mas ele não resistiu e morreu. Após passar alguns dias na Biblioteca da cidade procurando uma forma de curar o vírus, ele descobre que seu sangue é o único imune ao vírus e que seria a salvação da humanidade.
Três anos depois, ele já se sente mais forte em resistir a solidão, e quando estava na varanda da sua casa ele avista uma mulher com a roupa toda rasgada  caminhando a luz do dia na calçada de sua rua. Ele começa a correr atrás dela e a chama para ir para a casa dele. Seu nome era Rute e na casa de Neville eles começam a conversar de suas vidas, mas Robert estava sempre desconfiado dela ser um vampiro mesmo que ela sobrevivesse a luz do dia, pois poderia ser uma mutação. Então, certo dia rola um romance entre eles e Robert descobri que ela estava o espionando, por isso ela o desmaia deixando uma carta de despedida e falando o motivo da espionagem. Ela foi embora com uma amostra do sangue de Robert.
Dois anos se passaram depois de que ela se foi, e Robert já estava quase acostumado com a solidão. Certo dia então chegaram uns homens de preto atirando em todos os vampiros que estavam ao redor da casa de Neville, até Ben Cortman, e ele pensou que estavam ali para matá-lo. Quando os homens entraram em sua casa e deu um tiro em um deles, mas também foi baleado e acabou desmaiando.
Robert acorda em um lugar estranho onde se encontra novamente com Rute. O lugar se chama nova sociedade, e todos que ali moram são humanos não infectados que esperam a morte de Robert por ele ter convivido muito com os vampiros. Para que sua morte não seja sofrida, Rute lhe dá pílulas, para sua morte ser mais rápida, e antes de morrer ele diz uma frase que faz ser o salvador do mundo: “Eu sou a lenda”.
O livro nos mostra os momentos difíceis que Robert teve e sua superação a cada problema enfrentado na solidão que foi um dos motivos dele se tornar o salvador da humanidade e uma verdadeira lenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bom saber o que você achou!!