segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA - PARTE II


Para relaxar um pouquinho fomos conhecer algumas escritoras brasileiras. E nesse estilo, alguns não aceitaram o desafio. Acho que o espírito preguiçoso falou mais alto ou o cansaço do clássico universal ainda os abatia, não sei. Sei que quem topou, gostou. Teve gente que passou pelO Desafio do Pantanal  com a escritora Silvia Cintra Franco e recomendou até: “O livro é uma grande aventura, é bastante interessante, gostei muito da escolha feita e não me arrependo nem um pouco. Recomendo o livro, pois no decorrer da história ocorrem várias aventuras. Para saber um pouco, basta ler!” Para os que queiram um pouco mais de fantasia e encantamento pode passar por Um Bairro Encantado da escritora Rosana Rios, quem leu, sugere: Imagine um lugar onde tudo o que você vê e toca, seja encantado. Talvez na realidade isso não possa acontecer, mas fuja um pouco desse mundo real e visite o bairro encantado, o lugar onde a magia e a fantasia rolam a solta. Volte a seus tempos de criança, revendo heróis clássicos, princesas encantadas e personagens de histórias infantis.”  Teve ainda alguém que vivenciou A Hora da Estrela com a escritora Clarice Lispector e refletiu: Acredito que ninguém iria querer ser Macabéa, nem ter um nome igual ao dela. [...] ela não tem muito dinheiro, é feia, é simples, não é muito inteligente, pelo contrario, ela é muito pobre mentalmente e nem tem uma personalidade digna de uma atenção maior.” Eis que tal reflexão foi filosoficamente assim concluída: “Talvez seja esta a mensagem, podemos refletir sobre nossas próprias vidas através de vidas muito diferentes da nossa. Às vezes só nos damos conta de algo em nós depois de percebermos em outra pessoa. Todos vamos morrer um dia, você pensa nisso? Pensa sobre o que te fez acordar hoje? Ou em qualquer outra coisa que parece simples? Ser simples pode ser o principal motivo que te faça pensar não ser importante.”
Chegaram as férias de julho, resolvi dar uma canja. Pedi que passassem pela esquina da rua ali em frente e comprassem um Romance na banca, ou melhor De banca. Isso mesmo! Teve gente quem nem sabia que existia esses livrinhos “escrotos” como disseram alguns (que não os ouçam os seus autores.). Apesar de alguns não conhecerem o estilo, chegaram empolgados com o que leram e até sabiam de cor páginas, onde cenas chamaram-lhes a atenção. Desafio, gente! Estava valendo, estava valendo!
Depois dos beijos, abraços, amassos e finais felizes, fomos a procura de livros que viraram filmes. E como foi emocionante essa caça. Teve gente que chegou com livro dentro da sacola e tudo. Comprou? Não, conseguiu alguém na família que indicou e emprestou, mas tinha uma série de recomendações, desde a não comer lendo o livro, até não abri-lo completamente para não marcar as páginas. Acho que isso motivou ainda mais a leitura, porque em menos de uma semana o livro foi lido, e olha que tinha lá suas 300 e tantas páginas. Para quem escolheu um que tinha 20 e poucas páginas no início do desafio, essa foi uma vitória e tanto. Adorei, fiquei muito feliz por ele, subiu e muito no meu conceito.
Houve gente também que se enrolou no prazo da leitura e teve que abrir mão de outros prazeres para cumprir o desafio do mês. Fez das tripas o coração para ler o livro escolhido. Mal acabou de almoçar, foi ler; deixou de jogar bola com os amigos; perdeu a primeira parte de Malhação...  Nesse meio tempo, esteve a caça dO Ladrão de Raios.
Uma aluna mais romântica e apaixonada se deliciou com o Querido John e até fez a professora se apaixonar pela história também. Outra aluna, um pouco mais crítica e curiosa, foi em busca dO Segredo. E essa leitura rendeu-lhe a seguinte reflexão: “... aprendi que consideramos utopia o que nunca conseguimos alcançar, e que muitas vezes nos parece impossível se nem tentamos; e quando tentamos desistimos após algumas falhas. Na verdade, a felicidade está disposta a todos. Apenas a vemos quando não somos egoístas. Apesar dos pesares, aos poucos vamos aprendendo a viver nessa nossa única jornada. E os livros vão, que vão , nos ajudando. né nao!?”

Um comentário:

  1. Eu sempre romântica e apaixonada! rs
    Mas a Historia é linda, nao e mesmo? (:

    beijos pattyy!

    obs: email do namorado.. nao estou afim de fazer logg no meu. huauhahuUHUHAUHAUHuhauha ;x

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!