segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O HÁBITO DE LER


Acredita-se que a leitura vem sendo raramente praticada pelos jovens, o que é uma pena, pois ela se torna de grande importância no decorrer da vida. Então o que se pode fazer para motivá-los à prática da leitura?
A população brasileira é considerada uma população que não dá muito valor ao hábito de ler, o que deveria ser mudado, pois a leitura muitas vezes se torna um fator determinante para formar um excelente profissional.
Podemos notar que alguns jovens até gostam de ler, mas o que falta às vezes é o incentivo de pais, professores, entre outros responsáveis pela formação dos alunos.
Numa entrevista feita a uma aluna – Tainara –  do 3° ano do Ensino Médio, ela diz que lê livros mais atuais e que lhe chamam a atenção como: Amanhecer, Academia de Princesas, entre outros. Esses livros também faziam parte de um ‘’Desafio Literário’’ proposto por sua professora de Português. A aluna em questão deixou de ler alguns livros indicados pela professora, considerados por ela livros de difícil entendimento por se tratarem de livros mais antigos.
Talvez se os jovens frequentassem mais biblioteca, livrarias poderiam encontrar ali livros que lhes chamassem a atenção e passariam a ler com maior frequência.
A leitura é muito importante para formar um grande escritor e cidadão. Com livros você pode ir a vários lugares sem sair de casa, por isso leia.  “Ler também é um exercício’’.
Thiago Oliveira Bedas - 3° Ano

Um comentário:

  1. REalmente, Thiago, frequentar bibliotecas nos estimula a ler mais. Agora, independente da leitura, seja um livro "atual", um clássico, ou mesmo uma revistinha em quadrinhos ler é, realmente muito importante para nossa formação como indivíduos.

    Parabéns por enfrentar esse desafio até o final, mais que os pontos merecidos, vc ganhou em sabedoria, conhecimento, cidadania...

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!