segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

FUTUROS INTECTUAIS?

Você sabia que a média anual de leitura por brasileiro acima de 15 anos é de 4,7 livros? E tem mais, sabia que 17%, dos poucos que leem, não compreendem o que leem? É preocupante, não acha?

“Não li nada no 1º e no 2º ano, mas no 3º sim. O personagem que eu mais gostei foi o protagonista do livro Jardim do Eden, porque tinha duas mulheres e sabia aproveitar a vida”. Em um país onde se pode ouvir declarações semelhantes a essa de aluno do 3º ano do Ensino Médio e que provavelmente irá para uma universidade ano que vem – se ele passou de ano no 1º e no 2º sem ler um livro sequer, a tendência é passar também este ano – o que podemos esperar do futuro?

Arrisco dizer: poucos bons profissionais, muita mão-de-obra desqualificada e possivelmente alguns “vagabundos” (a última hipótese é feita com base na justificativa do aluno ao citar seu personagem favorito).

Como investir na literatura se a nossa realidade é totalmente diferente? Se não há força de vontade do governo brasileiro? Como vamos ver futuros intelectuais?

Estamos perdidos, à deriva, decadência total!


Aluna: Tainara de Oliveira Santos
3º ano

Um comentário:

  1. Rsrsrsrsr... "perdidos, à deriva, decadência total"... acho q vc exagerou um pouco. Mas podemos iniciar por nós mesmos Tainara. Leia bstante, não tenha vergonha de levar consigo um livro e dê livros de presente, fale das histórias que lê aos seus amigos, instigue-os. Assim, certamente teremos menos "vagabundos" por aí.

    Bjo

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!