sexta-feira, 30 de abril de 2010

Resenha de abril - João Lucas

Aluno: João Lucas
Obra: Memórias de um sargento de milicías – Manuel Antônio de Almeida
Justificativa: Eram poucas opções, então o peguei pelo fato de querer ler um livro com uma linguagem mais complexa.


Este livro não me agradou quando eu o vi pela primeira vez. A primeira frase do livro é a seguinte “Era no tempo do rei”, quando li pensei que esse livro seria muito enjoado, como estudar História, mas foi engano. Depois de ter lido as duas primeiras páginas, não sei o que aconteceu que eu comecei a me apegar ao livro. A vontade de lê-lo aumentava página por página e só parava quando as vistas cansavam. Gostei dele pelo fato de haver várias tramas no decorrer da história. Este livro é para aqueles que gostam de humor, aventura e tramas. O livro me fez meditar e entender as revira-voltas e os costumes da época e como uma pessoa que em seu início não tinha um futuro, virou um herói para a sociedade na época, esse que eu me refiro é o sargento de milícias a quem vou começar a falar um pouco a vocês, amantes da literatura.
Como eu já disse, a história se passava na época em que o Brasil era governado por um rei, existia naquele tempo meirinhos (oficiais de justiça) na cidade do Rio de Janeiro e um deles e um dos mais velhos no cargo era Leonardo. Este se apaixonou por uma moça chamada Maria, namoraram algum tempo e se casaram. Pouco tempo depois de se casarem, tiveram um filho que herdou o nome do pai (este é o que estamos memorando). O padrinho era o barbeiro da cidade e sua madrinha uma parteira muito famosa pelas redondezas.
Tempos depois Leonardo, por saber que sua mulher o traíra acabou brigando com Maria e até bateu nela, isso também sobrou para Leonardo(filho) que tomou um pontapé na bunda por estar no meio deles. Maria então, fugiu com seu amante e desapareceu. Leonardo então deixou seu filho ser criado pelo compadre dele. Leonardo(filho) por muito tempo foi bagunceiro e rebelde, fazia muitas travessuras. O padrinho queria que ele tivesse um futuro religioso e sua madrinha negava dizendo que ele teria que seguir uma carreira militar. Leonardo se dava muito mal na escola, só queria fazer travessuras, tanto é que um dia ele conseguiu ser sacristão da sé. Ali ele fez muitas travessuras com o Padre. Este, um homem bem respeitado na cidade, acaba se envolvendo com uma cigana que Leonardo (pai) também gostava e que tinha lhe dado um fora. Leonardo para se vingar, arma um armadilha e o padre e sua amante caem na boca do homem mais temido da cidade, major Vidigal.
Pelas travessuras que andou fazendo na igreja, Leonardo foi expulso da sé. O tempo foi passando e a preocupação dos padrinhos foi aumentando, pois o garoto que já estava com uns dezoito anos, preferia vadiar em vez de ter alguma profissão. Certo dia, na casa de uma velha senhora chamada D. Maria, ele conhece Luisinha, moça no início ele a zomba por ser feia e esquisita, mas depois de um tempo, começa a admirá-la e nasce aí sua paixão. Porém surge um rival, José Manuel, esse era inimigo pesado. Sua madrinha tenta ajudá-lo, colocando asneiras sobre o rival no ouvido de D.Maria, mas não dá certo.
Com a morte de seu padrinho, ele vai morar com o pai que se juntou com Chiquinha, filha de sua madrinha; ali ele vai ter várias brigas com Chiquinha, acaba saindo de casa e vai vagabundear pela cidade. No caminho, encontra um amigo e conhece Vidinha, uma mulata muito bonita com olhos pretos e lábios sedutores, mas ela já tinha vários pretendentes. Apaixonado por ela, ele causa uma grande confusão e foge das mãos do major Vidigal.
José Manuel então consegue casar com Luisinha. Leonardo então se safa das mãos do major com a proteção da madrinha e vai trabalhar com o próprio, mas ele não gostava da profissão e era preso direto por indisciplina. Mas como sua madrinha protegia-o, ela procurou ajuda de amigos e o ajudou a se tornar um sargento de milícias.
Agora você é quem terá de descobrir o final de toda essa trama, que eu já li e gostei muito, e um conselho que eu digo: Não julgue o livro pela capa.    

6 comentários:

  1. Vou me tornar repetitiva, mas é impossível não dizer que adoro seu jeito de escrever. Invista nisso e irá longe. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Joãozinho ti admiro muito, você é um menino super dedicado. inteligente. e merece tudo de melhor na vida. adorei sua resenha. Eu tenho uma saga por outro tipos de livros.Creio que Memórias de um sargento de milicías nao seria um livro em que eu iria me prender tanto. :D

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha João Lucas.confesso que julguei o livro pela capa, desprezando-o, porém sua resenha despertou interesse e conseguiu mudar minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Rapaiz namoral essa resenha sua fico sem noção, mt boa mlk sou seu fã uashuashusa Abraços

    ResponderExcluir
  5. Joãozinho aprendeu comigo a fazer resenha massa desse jeito..kkk brincadeira serio mesmo sua resenha fica muito boa cara .. vou me esforça esse més para fazer uma resenha boa ..

    ResponderExcluir
  6. Bora lá mlk esse (Més) ... vc vai voar na resenha ,)

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!