quarta-feira, 23 de junho de 2010

Livro lido em maio (CLÁSSICO UNIVERSAL) - João Lucas


Aluno: João Lucas

Obra: Odisséia – Versão de Ruth Rocha
Justificativa: Interesso-me por livros épicos, pois gosto de história de guerras e batalhas.

O livro, que por minha pessoa foi lido, é excelente para aqueles que viajam para dentro da história, como eu e tem a oportunidade de vivenciar todos os momentos marcantes, passados no decorrer do livro. Peguei-o sem saber o quanto iria desfrutar dessa maravilhosa obra cheia de batalhas e aventuras, que para os fanáticos em histórias épicas e mitológicas como eu, foi um atrativo para os olhos e a imaginação. Resumindo tudo o que eu disse, “o livro é foda”. Agora vou contar-lhes um pouco dessa fantástica saga, onde Ulisses, o herói da história, nos mostrará sua honra e bravura, após muito tempo estar longe de sua casa.
Ulisses foi o mais astuto dos guerreiros gregos na batalha de Tróia, e após a guerra não conseguiu voltar para casa por vários motivos que eu ainda irei contar.
Foram passados dez anos da guerra de Tróia e Ulisses ainda não tinha chegado à ilha de Ítaca, onde era rei. Sua mulher Penélope e seu filho Telêmaco estavam muito preocupados com Ulisses e a Deusa Palas Atenas, que era amiga dos gregos, fez uma reunião no Olimpo para ajudar nosso herói. Enquanto isso em Ítaca era uma confusão, pois príncipes de outras ilhas queriam se casar com Penélope, achando que ela estava viúva, mas Telêmaco se enfureceu e decidiu ir atrás de seu pai. Telêmaco encontrou várias pistas de onde seu pai poderia estar, através de amigos que Ulisses tinha, até encontrar Menelau, que foi um grande amigo de Ulisses, deu-lhe a informação correta de que Ulisses estava na Ilha da ninfa Calípso e não conseguira voltar por obra de Poseidon, o Deus dos mares. Enquanto isso os concorrentes `a mão de Penélope planejaram uma cilada para Telêmaco, quando ele voltasse.
Atenas, que prometera ajudá-los, mandou Hermes ir a ilhas de Calípso dizer a Ulisses que ele sairia dali com uma jangada. Após nosso herói partir, ele enfrentou vários problemas com Poseidon, mas conseguiu sair salvo com a ajuda de uma nobre Deusa. Ulisses foi parar na terra dos Feácios. Ali ele participou de um pequeno campeonato, onde todos se impressionaram com sua força e garra; também contou-lhes sua história. Disse que para chegar na ilha da ninfa Calípso, teve que enfrentar a fúria de um terrível Ciclope, filho de Poseidon, que foi cego por ele. Relatou a ajuda que a feiticeira Circe deu-lhes, dizendo como encontrar Tirésias, que era um morto vidente que deu-lhes o reflexo de como seria o resto da viagem para Ítaca. Depois disso contou às dificuldades que tinha enfrentado no resto do trajeto até chegar a Feácia.
E é nesse ponto que começa a ficar bom...
Com a ajuda de Palas Atenas e dos Feácios, ele conseguiu chegar a Ítaca, e disfarçado se repousou na casa de um amo que não o reconhecera. Seu filho Telêmaco após ter recolhido informações sobre o pai voltou para casa e não foi abatido pelos concorrentes de Penélope, pois foi protegido por Atenas. Telêmaco então chegou à casa do amo de Ulisses e viu o moço estranho que estava lá, que era seu pai, mas não o reconheceu. Então Ulisses voltou a sua forma atual e se mostrou para seu filho que o abraçou e chorou. A partir daí ele armará uma cilada para os importunos candidatos a mão de Penélope e só você tem a honra de ver e curtir o final desta saga em que deixam muito leitores de boca aberta.

3 comentários:

  1. Sincera mente nao me interesso com livros como Odisséia, quem sabe se um dia eu pegar para ler goste. Mas gostei da sua resenha Joãozinho, soube falar bem. (:

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu jeito de escrever João Lucas. Contou a história, promoveu o livro e me deixou interessada. Tudo isso sem deixa-la cansativa. Uma resenha muito bem produzida, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. quero ver se vc vai ler em tai ... uhauahuahua

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!