quarta-feira, 23 de junho de 2010

Livro lido em maio (CLÁSSICO UNIVERSAL) - Tainara


Aluna:Tainara 
Obra: Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë
Justificativa: Já li um livro que os personagens comentam sobre essa obra. Fiquei curiosa e resolvi lê-lo.


Um romance que me fez refletir sobre atitudes sem pensar, preconceito e falta de consideração com o sentimento próprio. A mocinha da história, Catherine  Earnshaw, vive seus últimos anos morrendo de amor, literalmente, pois resolve se casar com Edgar Linton, jovem de família rica, quando deveria ter arriscado e se casado com o amor de sua vida – Heathcliff – , mas ele era  pobre e não tinha família. Ela foi fútil e covarde.
Interessei-me mais pela história de amor entre o sobrinho de Catherine Earnshaw, Hareton Earnshaw, com sua filha, Catherine Linton. Acredito que foi amor à primeira vista, porém Hareton não sabia ler e nem tinha educação, porque foi criado por Heathcliff, depois da morte de seu pai. Heathcliff, logo após o casamento de Catherine e Edgar, sumiu por 3 anos, voltou rico e super educado. Passou a morar na antiga casa de Catherine. Casou-se com Isabella, irmã de Edgar, porque queria vingança, tomar as terras da família Linton. Com o casamento infeliz, Isabella resolve fugir. Anos depois Edgar descobre que sua irmã está morta e deixa um filho, Linton Heathcliff.
Chaty não se sente nem um pouco dividida entre Linton e Hareton. Linton era educado e Hareton parecia mais um empregado. Resolve se casar com seu primo Linton, no entanto, Linton não tinha muita saúde e logo morre. Chaty vive um bom tempo amargurada e infeliz, morando apenas com Heathcliff e Hareton.
Para minha felicidade os dois, Chaty e Hareton, começam a se entender, ela até o ensina a ler. Neste tempo Heathcliff morre, seu último dia foi um pouco  estranho, parecia que ele estava vendo sua amada, conversava com seu  espírito e dizia que iria voltar para ela. Com essa morte Chaty recebe toda sua herança, e vive bem com Hareton. Fiquei muito feliz por isso, porque gostei muito do personagem. Hareton era inocente e tímido, apenas não tinha educação e bons modos, mas reconhecia e tinha vergonha disso.
O livro é um pouco complicado de entender no inicio, pois cada personagem tem sua historia e para dificultar, toda a historia do livro é contada por um homem que resolve alugar a casa dos Linton e fica curioso para saber sobre as pessoas que moravam lá. Todas as informações que ele tinha, eram fornecidas por uma empregada, Nelly, que presenciou o passado dessas pessoas.
Não foi fácil escrever esta resenha, porém é importante ressaltar que gostei sim do livro, mas não por Heathcliff e Catherine Earnshaw , acho que ele foi muito vingativo e mal e ela uma fútil. O que me fez gostar do livro foi a história de Chaty e Hareton, como já disse.

Um comentário:

  1. Não gostei muito da minha produção de junho, confesso que poderia ter feito algo melhor. Mas espero provocar o interesse pela leitura aos visitantes do blog.

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!