quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A MÃO A A LUVA - Patrícia


Então vamos falar da tal Leitura Machadiana, que por sinal não é uma das melhores leituras, não para mim...
A mão e a Luva é um romance de Machado de Assis, um conflito entre amor e interesse...
Três Homens Lutavam pelo Amor de Guiomar, uma menina órfã, Bonita e afilhada de uma rica Baronesa. Estevão, namorou-a certo tempo, mas era um cara sentimental, ingênuo, e Guiomar acabou terminando, ele foi embora estudar pensando em esquecê-la, mas se enganou.
Jorge  era fraco de caráter, era sobrinho da Baronesa, mas ele não atraia Guiomar, apenas a sua vantagem econômica.
Já Luís Alves, era daqueles que escondiam seus sentimentos e sabia o momento certo para tudo. E só se declarou a Guiomar no momento em que ele viu que valia mesmo a pena.
Então, Guiomar e Luís Alves resolveram se casar e se amar por que a união trairia vantagens para ambos, tinham ganância, e tinham as mesmas metas. Encaixavam-se como uma mão dentro de uma luva, sendo um feito especialmente para o outro.

5 comentários:

  1. Então, a leitura 'Machadiana' não agrada a gregos e troianaos, como muitos outros autores, mas com o tempo passará a apreciar algumas de suas obras e passagens interessantes que o autor escreveu. Boa resenha, mas faltou um pouco de emoção, talvez por não gostar do estilo. Mas vc gostou da história?

    ResponderExcluir
  2. É não gosto mesmo desse tipo de leitura... Gostei sim, romance né?! Guiomar e Luis Alves se encaixam perfeitamente! (:

    ResponderExcluir
  3. Minha professora de Literatura dizia que havia um tempo, período, determinado para cada estilo literário, e se me lembro bem, acho q na sua idade não é muito fácil apreciar esse tipo de leitura, quem sabe mais adiante. Mas é sempre bom termos a mente aberta para todas as leituras possíveis, isso nos abre a mente.

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com você Patricia, devemos mesmo ter a mente aberta para todo tipo de leitura... mas é que nessa idade muitas vezes nao nos adaptamos a certas coisas, por exemplo ao 'tal estilo machadiano' nao acha? (:

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!