quarta-feira, 8 de junho de 2011

NEGÓCIOS DE FAMÍLIA por Thalita

Justificativa de escolha: era a única opção que eu tinha no momento.

Negócios de Família
Domingos Pellegrini
94 páginas
 “Chega uma hora que qualquer conversa de velório cansa, não é?” 
Pois então, esse livro me surpreendeu, fui lê-lo pensando que seriam problemas de família e coisas assim, e são de certa forma problemas de família, mas pensava em outro sentido... – está bem, estão se perguntando se eu não li o pequeno resumo atrás do bendito livro! Sim, confesso, eu não li! – Mas, continuando, o livro é totalmente diferente do que eu pensei, é bem divertido, mas dramático, pois tudo que acontece na história é em volta do sogro de Luís que morreu num acidente.
Ter que resgatar o corpo do sogro e preparar seu funeral, e ainda por cima ser surpreendido com muitos e muitos imprevistos nada legais, não é para qualquer um, só mesmo Luís com sua gentil nobreza, junto com o filho do morto, Pedro, dentro de um desastre de automóvel, ir até Mato Grosso buscar o tal corpo. Pelo caminho, os incidentes se sucedem e parece que todas as rotas conduzem a uma única direção: o bolso do protagonista.
Bem, percebe-se que essa viagem não foi muito agradável, não é?
O que favorece mais ainda é que o livro é muito instigante, e prende nossa atenção. Pois, quem é o brasileiro que não gosta de um humor negro?  
Analisando comigo mesma, percebi que esse livro vem com uma linguagem marcada pela ironia, o comércio que se pratica em torno do último momento do homem, é sabido que nessa sociedade capitalista tudo pode se transformar em mercadoria.
Pois é, esse é um dos livros de Domingos Pellegrini, cômico e ao mesmo tempo dramático, bem interessante.

3 comentários:

  1. Thalita,

    Sua resenha ficou muito boa, gosto da forma como escreve sobre o livro, mas - sempre tem um mas, acho que estou aprendendo com Regina rsrs - eu achei que você começou o texto de uma forma meio sem coesão, não que esteja errado (quem sou eu pra corrigir algo rs), o que quero dizer é que achei meio estranho começar com pois e no final você também o utiliza. Realmente esse parece ser um livro interessante, contudo, não me chamou atenção rsrs.

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha ficou bem descontraída, e me deixou com vontade de ler mais sobre o cômico livro.
    Gostei muito, parabéns!

    Jéssica

    ResponderExcluir
  3. Thalita...

    Gostei da sua resenha, me chamou atenção a maneira que você expressou os fatos.

    Luiza!!

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!