quarta-feira, 8 de junho de 2011

A ESCRAVA ISAURA por Luiza

Justificativa de escolha: escolhi este livro pelo fato de já ter visto uma novela sobre ele, quero saber mais detalhes.

O livro A Escrava Isaura foi escrito por Bernardo Guimarães. Guimarães nasceu em Ouro preto, e em 1875 escreveu este livro. Nele é retratada a história de Isaura (como citado no título do mesmo), filha de uma mulata que era escrava de um poderoso comendador. Esta que pouco depois de dar luz a uma linda escravinha morreu, e neste ato a esposa do poderoso comendador, escolheu criá-la já que os céus não tinha lhe dado uma filha, e sim uma filho cujo nome era Leôncio.
A mesma então a criou como sua filha, enquanto seu filho viajava estudando pelo mundo. Isaura cresceu, e Leôncio voltou para casa. Ele estava de casamento planejado  com Malvina, uma linda moça, filha de um rico negociante. Leôncio e Malvina se casaram e os bens da família se passaram para o jovem, pois seus pais já queriam descansar.
Dentre eles foi também Isaura, como fiel escrava que era. Passado tempos Leôncio já era importante nos negócios, e seu casamento com Malvina não ia tão bem com antes, uma vez que o mesmo havia sido planejado por seus pais, portanto começou a levantar outros olhares para sua escrava. Percebendo-a assim com mulher. Isaura então começou a viver obrigada uma paixão com seu senhor, e consequentemente esconder tais ocorridos de sua senhora, os quis vocês verão mais adiante neste magnífico livro. 

2 comentários:

  1. Luh,
    Adorei a resenha, ficou sem simples, mas ao mesmo tempo você conseguiu passar os principais fatos sem revelar os acontecimentos que deram e dão o climax no livro.

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Luíza,

    Você relatou muito bem os fatos. Entendi um pouco mais sobre "A escrava Isaura", que é uma história que sempre ouço falar, mas nunca a compreendi completamente.

    Bjss
    Jéssica

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!