quarta-feira, 7 de julho de 2010

Resenha de Junho - Escritora brasileira


Titulo: A hora da estrela
Autora do livro: Clarice Lispector
Macabéa é uma órfã nordestina de 19 anos que mora no Rio de Janeiro e divide um quarto com uma amiga, ela não tem muito dinheiro, é feia, é simples, não é muito inteligente, pelo contrario, ela é muito pobre mentalmente e nem tem uma personalidade digna de uma atenção maior. Acredito que ninguém iria querer ser Macabéa, nem ter um nome igual ao dela.
Toda a trajetória dessa mulher é narrada por Rodrigo. O livro é um pouco difícil de entender exatamente por isso, Rodrigo vive se interrogando e refletindo sobre seu jeito de contar a história, ora falava sobre a nordestina ora falava sobre seu modo de narrar e depois sobre compreendê-la ou não.
O que ela despertou em Rodrigo eu não sei, não escreveria um livro sobre uma pessoa como ela. Talvez seja esta a mensagem, podemos refletir sobre nossas próprias vidas através de vidas muito diferentes da nossa. Às vezes só nos damos conta de algo em nós depois de percebermos em outra pessoa. Todos vamos morrer um dia, você pensa nisso? Pensa sobre o que te fez acordar hoje? Ou em qualquer outra coisa que parece simples? Ser simples pode ser o principal motivo que te faça pensar não ser importante.
Quando ler o livro e talvez apenas no final do livro, entenderá o parágrafo anterior. 
Ps.: Importante acreditar que todos somos dignos de uma hora da estrela e que um dia ela vai chegar.
Aluna: Tainara

3 comentários:

  1. Ótimas reflexões! Também tive dificuldades em entender a Clarice. Quando der dê uma olhada na minha resenha de "A paixão segundo G.H.".
    http://belasideias.blogspot.com/2010/06/resenha-de-julho-paixao-segundo-gh.html

    ResponderExcluir
  2. Clarice Lispector? Tem escritora mais complexa q ela? :S ...Gosto das frases!

    ResponderExcluir
  3. Patricia a Regina me falou sobre esse livro... e a barata? rsss Vou ler sua resenha sim : )' Super complexa #FATO. Tive que filosofar rss

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!