quarta-feira, 7 de julho de 2010

Resenha de Junho - Escritora brasileira


Titulo: A hora da estrela
Autora do livro: Clarice Lispector
Macabéa é uma órfã nordestina de 19 anos que mora no Rio de Janeiro e divide um quarto com uma amiga, ela não tem muito dinheiro, é feia, é simples, não é muito inteligente, pelo contrario, ela é muito pobre mentalmente e nem tem uma personalidade digna de uma atenção maior. Acredito que ninguém iria querer ser Macabéa, nem ter um nome igual ao dela.
Toda a trajetória dessa mulher é narrada por Rodrigo. O livro é um pouco difícil de entender exatamente por isso, Rodrigo vive se interrogando e refletindo sobre seu jeito de contar a história, ora falava sobre a nordestina ora falava sobre seu modo de narrar e depois sobre compreendê-la ou não.
O que ela despertou em Rodrigo eu não sei, não escreveria um livro sobre uma pessoa como ela. Talvez seja esta a mensagem, podemos refletir sobre nossas próprias vidas através de vidas muito diferentes da nossa. Às vezes só nos damos conta de algo em nós depois de percebermos em outra pessoa. Todos vamos morrer um dia, você pensa nisso? Pensa sobre o que te fez acordar hoje? Ou em qualquer outra coisa que parece simples? Ser simples pode ser o principal motivo que te faça pensar não ser importante.
Quando ler o livro e talvez apenas no final do livro, entenderá o parágrafo anterior. 
Ps.: Importante acreditar que todos somos dignos de uma hora da estrela e que um dia ela vai chegar.
Aluna: Tainara

Resenha de Junho - Escritora brasileira


Neste mês eu li: Um livro de uma autora brasileira

Titulo: Um Bairro Encantado
Autor do livro: Rosana Rios
Editora: scipione
Nº de páginas: 62

Imagine um lugar onde tudo o que você vê e toca, seja encantado. Talvez na realidade isso não possa acontecer, mas fuja um pouco desse mundo real e visite o bairro encantado, o lugar onde a magia e a fantasia rolam a solta. Volte a seus tempos de criança, revendo heróis clássicos, princesas encantadas e personagens de histórias infantis. No Bairro encantado a autora tentou aglomerar o maior número de personagens infantis possíveis para montar a história. Agora vamos começar a aventura.
Cinderela morava no bairro encantado, e tinha sido convidada para um jantar na casa de Aladim para comemorar a gravidez de sua esposa, e o príncipe a pediu para que fosse com seus sapatinhos de cristal, ela não gostava muito deles, pois estavam apertados em seus pés. Quando foi procurá-los não os encontrou, depois disso começou a louca procura. Ela estava desesperada, precisou da ajuda até de Simbad, o marujo. Eles procuraram pistas por pistas, até descobrir que os sapatinhos estavam em uma casa que tinha fama de ser mal assombrada. Quando entraram, descobriram que ali seria um museu e os sapatinhos dela seria uma das peças que ficariam de amostra, entretanto os sapatinhos foram devolvidos.
No jantar oferecido por Aladim, foram vários amigos, Cinderela e Simbad foram, mas estavam cansados de tanto procurar os sapatinhos de cristal que por falta de atenção da própria dona foi parar onde estava.
Um dia depois do jantar, Aladim acordou com planos de fazer um parquinho de brinquedo para seu filho que logo iria nascer, mas antes sua mulher disse-lhe que estava com vontade de comer morango com creme.
O gênio já estava tão cansado de fazer tantos desejos ao seu amo, que foi embora a procura de um novo amo. O gênio foi à casa de Gepeto, um simples homem que fazia bonecos de madeira. Pensou que ali pudesse ter uma vida mais tranqüila, mas não, depois de saber que o gênio tinha poderes mágicos,  Gepeto começou a fazer tantos desejos que ele não agüentou e foi embora com a lâmpada. Aladim já estava preocupado com o gênio, já fazia tempo que ele tinha saído do palácio.  Então o gênio pensou que uma ama seria melhor, tanto é que escolheu Rapunzel para ser sua ama. De novo ele teve um engano, Rapunzel queria muitas aventuras em sua vida, e o gênio não dava conta de fazer tantos desejos e novamente foi embora. Dessa vez voltou para o palácio, onde era o seu verdadeiro lar.
No dia do nascimento do filho de Aladim, a princesa chamou todas as outras princesas do bairro para comemorar em seu palácio tal acontecimento. As princesas, por sua vez, só faziam fofocas sobre os outros. De repente, Rapunzel ofende Branca de neve por nunca ter feito uma boa festa de arromba. Branca então pensou em fazer a maior festa que o bairro já havia visto. Na volta pra casa ela começou a fazer a lista de convidados, chamou todos do Bairro, menos o lobo mau e os quarenta ladrões, mas por sua empregada ser meio surda colocou o nome do lobo na lista.
Com isto já dá para saber a confusão que ocorrerá no fim de toda a história. Descubra o que acontecerá nesta grande história, e você também vai querer fazer parte dessa comunidade tão mágica.

Aluno: João Lucas

terça-feira, 6 de julho de 2010

Resenha de Junho - Escritora brasileira


Título: O Praça Quinze
Autor: Paula Saldanha
Editora: José Olympio J.O.
N° de páginas: 79
Não gostei muito desse livro achei ele muito rápido, direto ao assunto, sem entrar em detalhes e falar características dos personagens.

Conta a história de uma família, mais precisamente de um menino conhecido como "O Praça Quinze ", um menino querido por todos em Paquetá; vivia com sua mãe,  uma mulher trabalhadora, que cozinha e leva roupa para os outros no quintal de sua casa.

Algo aconteceu e a vida do Praça Quinze mudou, mas não vou contar o que é!! 

Aluno: Paulo Victor

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Resenha de Junho - Escritora brasileira


Titulo: O Desafio do Pantanal
Autor: Silvia Cintra Franco
Editora: Ática
N° de páginas: 103
O livro é sobre ... uma mulher chamada Teresa. Uma executiva que mora na cidade de São Paulo, junto com seus filhos Pedro e Bia. Ela é viúva e teve muitas dificuldades para educar seus filhos sozinha.  Quando seu emprego começa a ficar chato, e virar apenas uma rotina, ela recebe uma notícia inesperada: um tio muito longe tinha lhe deixado uma herança em terras que ficavam no Pantanal. As terras tinham muito valor, e seus filhos logo pensaram em ficar ricos com a venda das terras, pois quando seu marido era vivo a família tinha uma vida mais estável.
Mas este não era o plano de Teresa, vender as terras, e sim se tornar uma fazendeira. Bia e Pedro não gostam muito da idéia da mãe mais acabam aceitando. Teresa vai para a fazenda para ver como andam as coisas por lá, e que por sinal iam piores do que ela pensava, deixando os filhos na cidade morando com a avó.
No começo Teresa encontra algumas dificuldades, pois alguns peões não aceitam suas ordens, e outras como o sumiço de alguns animais e etc. Seus filhos vão visitá-la, pois o colégio entra em greve e tudo começa a mudar. Teresa consegue dentro de sua fazenda alguns aliados e a coisa começa a mudar de rumo.
Tereza também fez inimigos, como o ex capanga da fazenda, e outros fazendeiros que moravam por ali. Por ela ser uma mulher, muitas pessoas a olhavam com sinal de deboche, mas ela os enfrenta sem nada a temer, o que pode lhe causar alguns problemas futuros.
O livro é uma grande aventura, é bastante interessante, gostei muito da escolha feita e não me arrependo nem um pouco. Recomendo o livro, pois no decorrer da história ocorrem várias aventuras. Para saber um pouco, basta ler!

Aluno: Thiago