sexta-feira, 30 de abril de 2010

Resenha de abril - Thiago, Theo e Paulo Vitor

Aluno: Thiago
Obra: Memórias de um sargento de milicías – Manuel Antônio de Almeida
Justificativa:Eram poucas opções. Dentre todas, foi a que mais chamou minha atenção.

RESENHA - Thiago
 O livro é sobre ...  o caso de Leonardo, futuro sargento de milícias enjeitado pelos pais pouco depois do nascimento, criado pelo padrinho e, depois, pela madrinha, e que logo dá mostras de seu verdadeiro caráter. O livro fala de suas aventuras, até que ele é preso pelo major Vidigal.
Dessa vez não gostei muito da escolha que fiz, não que o livro seja ruim, mas é um pouco complicado de entender no começo a história é bastante engraçada, pra quem gosta de comédia esse livro pode ser indicado, pois há partes nele que são muito divertidas.
Com certeza eu não me dou bem com esse tipo de livro. Porém pra quem gosta de aventuras bastante legais, esse livro é recomendado.
RESENHA - Theo

Memórias de um sargento de milícias,é bem diferente,afinal os romances sempre acabam em tragédia. É bem contraditório, porém com uma linguagem bem difícil.
É ótimo, depois que o amigo de Leonardo morre, começa a rolar várias ideias sobre o comportamento de sua esposa.
 Não gostei muito deste livro, mas quem gosta de livros de romances e ação é um ótimo livro.
RESENHA - Paulo Victor

O livro conta a história de um casal que se conheceu num navio, Leonardo e Maria. Leonardo dava uma pisadela no pé direito de Maria e Maria revidou com um tapa nas costa da mão esquerda. E sentiram uma atração e foram morar junto e tiveram um filho um menino de quase três palmos de comprimento, gordo e vermelho, cabeludo esperneador e chorão. Passou um tempo, foram batizar o menino, a madrinha foi a parteira e o padrinho o barbeiro. Citei os dois porque irão participar intensamente dessa história.

Com o passar do tempo Leonardo e Maria se separam. Maria vai embora e Leonardo vai preso, seu filho que e um menino respondão mal educado, que sempre fica pensando em fazer coisa errada, vai morar com o seu padrinho, o barbeiro, e lá ele aprontou um monte de coisa, por exemplo ficar estressando os clientes do seu padrinho. Depois de um tempo o barbeiro se apega muito ao garoto. Qual será o futuro desse garoto um menino que ninguém gosta?

Resenha de abril - João Lucas

Aluno: João Lucas
Obra: Memórias de um sargento de milicías – Manuel Antônio de Almeida
Justificativa: Eram poucas opções, então o peguei pelo fato de querer ler um livro com uma linguagem mais complexa.


Este livro não me agradou quando eu o vi pela primeira vez. A primeira frase do livro é a seguinte “Era no tempo do rei”, quando li pensei que esse livro seria muito enjoado, como estudar História, mas foi engano. Depois de ter lido as duas primeiras páginas, não sei o que aconteceu que eu comecei a me apegar ao livro. A vontade de lê-lo aumentava página por página e só parava quando as vistas cansavam. Gostei dele pelo fato de haver várias tramas no decorrer da história. Este livro é para aqueles que gostam de humor, aventura e tramas. O livro me fez meditar e entender as revira-voltas e os costumes da época e como uma pessoa que em seu início não tinha um futuro, virou um herói para a sociedade na época, esse que eu me refiro é o sargento de milícias a quem vou começar a falar um pouco a vocês, amantes da literatura.
Como eu já disse, a história se passava na época em que o Brasil era governado por um rei, existia naquele tempo meirinhos (oficiais de justiça) na cidade do Rio de Janeiro e um deles e um dos mais velhos no cargo era Leonardo. Este se apaixonou por uma moça chamada Maria, namoraram algum tempo e se casaram. Pouco tempo depois de se casarem, tiveram um filho que herdou o nome do pai (este é o que estamos memorando). O padrinho era o barbeiro da cidade e sua madrinha uma parteira muito famosa pelas redondezas.
Tempos depois Leonardo, por saber que sua mulher o traíra acabou brigando com Maria e até bateu nela, isso também sobrou para Leonardo(filho) que tomou um pontapé na bunda por estar no meio deles. Maria então, fugiu com seu amante e desapareceu. Leonardo então deixou seu filho ser criado pelo compadre dele. Leonardo(filho) por muito tempo foi bagunceiro e rebelde, fazia muitas travessuras. O padrinho queria que ele tivesse um futuro religioso e sua madrinha negava dizendo que ele teria que seguir uma carreira militar. Leonardo se dava muito mal na escola, só queria fazer travessuras, tanto é que um dia ele conseguiu ser sacristão da sé. Ali ele fez muitas travessuras com o Padre. Este, um homem bem respeitado na cidade, acaba se envolvendo com uma cigana que Leonardo (pai) também gostava e que tinha lhe dado um fora. Leonardo para se vingar, arma um armadilha e o padre e sua amante caem na boca do homem mais temido da cidade, major Vidigal.
Pelas travessuras que andou fazendo na igreja, Leonardo foi expulso da sé. O tempo foi passando e a preocupação dos padrinhos foi aumentando, pois o garoto que já estava com uns dezoito anos, preferia vadiar em vez de ter alguma profissão. Certo dia, na casa de uma velha senhora chamada D. Maria, ele conhece Luisinha, moça no início ele a zomba por ser feia e esquisita, mas depois de um tempo, começa a admirá-la e nasce aí sua paixão. Porém surge um rival, José Manuel, esse era inimigo pesado. Sua madrinha tenta ajudá-lo, colocando asneiras sobre o rival no ouvido de D.Maria, mas não dá certo.
Com a morte de seu padrinho, ele vai morar com o pai que se juntou com Chiquinha, filha de sua madrinha; ali ele vai ter várias brigas com Chiquinha, acaba saindo de casa e vai vagabundear pela cidade. No caminho, encontra um amigo e conhece Vidinha, uma mulata muito bonita com olhos pretos e lábios sedutores, mas ela já tinha vários pretendentes. Apaixonado por ela, ele causa uma grande confusão e foge das mãos do major Vidigal.
José Manuel então consegue casar com Luisinha. Leonardo então se safa das mãos do major com a proteção da madrinha e vai trabalhar com o próprio, mas ele não gostava da profissão e era preso direto por indisciplina. Mas como sua madrinha protegia-o, ela procurou ajuda de amigos e o ajudou a se tornar um sargento de milícias.
Agora você é quem terá de descobrir o final de toda essa trama, que eu já li e gostei muito, e um conselho que eu digo: Não julgue o livro pela capa.    

terça-feira, 27 de abril de 2010

Resenha de abril - Memórias (Amanda)

Aluna:Amanda
Obra: Feliz Ano Velho – Marcelo Rubens Paiva
Justificativa: Não consegui unir argumentos que fizessem sentido, apenas achei interessante a explicação dada pela professora: "uma bela história que vai nos fazer refletir", só!

RESENHA

Bom... eu nem sei bem como começar pois afinal este livro não é exatamente de memórias, não é mesmo?!
Vamos então pelo início... Achei esse livro muito complicado, complicado MESMO, D. REGINA! (sim, isso vai diretamente pra você, porque foi uma propaganda do livro taaão boa que vocês não fazem ideia!). Não sei se as coisas que eu estava passando me atrapalharam a ter uma visão crítica do livro.
            O livro está dividido em treze histórias. E foi um pouco complicado entender não só pela linguagem mas também pelas FIGURAS  de linguagem! Aconselho-o  pra quem gosta de desafio: testar sua interpretação!
O livro fala de superação, de mudanças inesperadas na vida, coisas que podem acontecer com qualquer um de nos! (Era pra eu ter me identificado muito com o livro, mas pela primeira vez isso não aconteceu! E eu nem sei o motive.) Um simples banho acompanhado de um mergulho numa cachoeira com os amigos mudou a vida de Marcelo.
Não sabia como começar essa resenha, como descrever a situação de Marcelo, me inspirei  quando li pela net essa frase: “chorando o passado é preciso definir seu futuro”; me ajudou mais na vida pessoal do que na resenha, mas isso já me inspirou. Sua história, confesso, é emocionante!  Faz pensar na vida, nos valores das coisas, em como se vive. Às vezes os nossos maiores tesouros são as lembranças e na vida para se construir novas é bom estarmos com as pessoas que amamos sempre ao nosso lado... INDEPENDENTE da situação em que nos encontramos! O mais importante de tudo é VIVER! ;)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Resenha de abril - Memórias (Patrícia)

Aluna: Patrícia
Obra: Depois daquela viagem - Valéria Piassa Polizzi
Justificativa: Escolhi essa obra, porque foi a que me chamou a atenção dentre as opçoes que eu tinha e que foram sugeridas pela professora.

RESENHA


Valéria era uma jovem indecisa, animada, amigável, brigona, como todas as outras a não ser por um pequeno detalhe: ela tinha AIDS. Aos 16 anos ela contraiu essa doença, porque transou sem camisinha, e partir daí sua vida mudou completamente.
Quando descobriu que estava com uma doença sexualmente transmissível, e que ainda era uma doença que não tem cura, ela não sabia o que fazer, ela apenas esperava a morte.
Valéria é uma pessoa guerreira, mas ao mesmo tempo uma menina covarde. Não aceitava tomar remédios, ela achava que AIDS significava MORTE.
Não é assim, essa doença não tem cura, mas existie um remédio que ajuda a aumentar a imunidade da pessoa.
A AIDS não mata, ela tira a imunidade da pessoa, sendo assim, qualquer doença que essa pessoa pegar, ela pode chegar a falecer. 
Todos os jovens deveriam ler esse livro, pois ele nos ensina muito e nos leva a pensar sobre a vida, sobre a AIDS, sobre as amizades. É um aprendizado muito importante. Todos deveriam ler! 
Depois de lê-lo minha opinião mudou muito em relação à AIDS e à amizade. Devemos dar muito valor à vida, a nossa família e aos nossos amigos.

Resenha de abril - Memórias (Tainara)


Aluna:Tainara
Obra: Memórias da Emília – Monteiro Lobato
Justificativa: Entre as obras disponíveis era a mais "feliz". Penso que será divertida e boa de ler!


RESENHA

Adorei ler as memórias da Emília! Se na minha vida acontecer metade das coisas que aconteceram na vida dela, nossa! Vou ter muita historia para contar!  Ela conheceu um anjinho de verdade; conheceu o Peter Pan; descobriu o segredo da força do Popey e até foi a Hollywood.


Quem sofreu com toda essa história de escrever as memórias foi o coitado do Visconde. Ele tinha que escrever tudo para ela. Lembro-me muito bem das engraçadas discussões entre os dois. Ela o tratava como um empregado e o pobre não podia nem dar sua opinião. Essa bonequinha de pano é fogo mesmo!
Lendo suas memórias conheci muito mais sobre o Sitio e sobre as “figuras” que moram lá. Mas tudo do ponto de vista da Emília, que tem um jeito muito subjetivo e superinteressante de ver o mundo, suas filosofias são bastante engraçadas.
O que eu mais fiz lendo esse livro foi rir. É tão inocente, tudo sob ponto de vista de uma boneca de pano, com um toque de magia nas suas aventuras.
É muito bom para quem gosta disso, adorei. Para mim, as filosofias da Emília são as melhores!!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O livro é...

O QUE ELES DISSERAM SOBRE O LIVROS:

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.
Bill Gates

Dupla delícia/ O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

A companhia dos livros dispensa com grande vantagem a dos homens.

A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.

O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler.

O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes.

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.
Carlos Drummond de Andrade

E VOCÊ, O QUE DIZ?